Quer você use a Internet para trabalhar, fazer compras ou transmitir, sua experiência de usuário (UX) depende muito do navegador em que você clica. Felizmente, a ampla gama de navegadores disponíveis significa que os usuários da Internet têm muitas opções, levando alguns a escolherem levar uma vida dupla de navegador. O Chrome, o Edge e o Firefox são os principais.

Pergunte a três especialistas e você receberá três respostas diferentes sobre qual navegador de internet é o melhor. Cada um deles têm seus devotos leais, e a verdade é que nenhum deles é ruim. Todos os três oferecem conjuntos de recursos diferentes e é bom estar ciente das diferenças.

A melhor maneira de escolher qual é o certo para você é descobrir qual é usar e ver com qual você se sente mais confortável. A resposta para essa pergunta será diferente para cada pessoa, afinal, cada um dos três navegadores principais tem suas vantagens.

Pensando em te ajudar na escolha, preparamos um rápido guia com os benefícios do Chrome, Edge e do Firefox! Acompanhe!

Google Chrome

Por alguns anos, o Google Chrome tem sido a escolha preferida de muitos usuários. Ele entrou em cena com uma aparência reduzida e a capacidade de usar extensões para personalizá-lo de acordo com suas necessidades específicas é ótima.

Como parece que o Google está em todo lugar na web, isso também dá uma vantagem ao navegador. Ele se integra totalmente com a conta do Google de uma pessoa. Quer você tenha um telefone iOS ou Android, há uma versão do Chrome que sincroniza em todas as suas plataformas. Claro, você pode fazer a mesma coisa com o Firefox ou Edge, mas não tão facilmente.

Você também não precisa ser um especialista em TI para entrar nos bastidores e ajustar as coisas de acordo com sua preferência. As opções e configurações são explicadas em português, para que você saiba as consequências das ações que está tomando. O navegador é muito intuitivo de operar.

Em suma, o Google Chrome possui uma ótima usabilidade geral, desempenho, suporte para tecnologias e padrões da web e interface minimalista que lhe dá total liberdade para moldar sua experiência de navegação de acordo com suas preferências. Novos desenvolvimentos de segurança e a pressão para o domínio do HTML5 ajudam a consolidar o Chrome como uma ótima opção de navegador.

Mozilla Firefox

Antes do Chrome se tornar a escolha popular, a principal alternativa ao Internet Explorer era o Mozilla Firefox. Era mais seguro, mais rápido e mais personalizável do que o Explorer desde o momento em que entrou em cena em 2004. Basicamente, era o Chrome antes de existir o Chrome, pois oferecia uma experiência de navegação mais rápida na web e era totalmente personalizável por meio de extensões.

O Firefox nunca foi capaz de competir em velocidade após o lançamento do Chrome, e com o Chrome sendo tão personalizável e oferecendo melhor integração móvel, os números do Firefox caíram.

Há uma nova versão do Firefox no horizonte, que dizem que fechará a lacuna de velocidade. Novamente, para alguns usuários, o Firefox pode representar a velha familiaridade de uma experiência de navegação testada e comprovada.

O Firefox ainda se destaca por seu design elegante, abundância de complementos e temas criativos, sua atenção superior à segurança e privacidade e seu desempenho respeitável e aderência aos padrões.

Microsoft Edge

O lançamento do Windows 10 trouxe um novo navegador da Microsoft. O Edge substituiu o Internet Explorer como navegador padrão e, como esperado, reformulou completamente a experiência padrão, o que era necessário.  Desta vez, a Microsoft parece empenhada em garantir que seu navegador receba bastante atenção.

A interface é espartana, quase demais. Há integração total com a Cortana, mas poucas extensões para personalizar sua experiência. A Microsoft afirma que o Edge é 77% mais eficiente do que o Chrome, o próximo concorrente mais próximo. Os usuários de laptop certamente irão aproveitar a vida útil prolongada da bateria.

Uma vez que vem por padrão em PCs, o Edge é frequentemente usado. Embora não costume ser a primeira escolha dos usuários, é melhor do que o antigo IE 10 e 11 com certeza.

A Microsoft busca impulsionar o Edge como o navegador de escolha para todos os usuários do Windows 10 — e o Edge merece crédito por seu desempenho, segurança e recursos embutidos interessantes, que incluem, além do Cortona, o modo de leitura integrado e guias flutuantes.

O modo de leitura do Edge é ideal para artigos longos, e suas notas da Web permitem que você use um recurso para marcar páginas destacando em cores, ou usando uma caneta ou dedo para marcar passagens. O recurso também permite que você compartilhe seu documento anotado.

A interface da Web da Cortana é exclusiva para o Edge, visando seu público consumidor. Seja clicando em uma imagem, palavra ou vídeo, a Cortana entrará em ação para lhe dar informações, se houver informações suficientes disponíveis. Outra conveniência do navegador permite que você passe o mouse sobre as guias abertas para visualizá-las sem ter que abrir a página.

A melhor maneira de saber qual é a certa para você é experimentar todas. Você pode precisar de mais de um, pois nem todos os navegadores processam todos os sites corretamente. Além disso, um deles pode contar com funcionalidades que você considera indispensáveis, enquanto outro não. Baixe as três opções, teste e faça sua escolha!

Para continuar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!