Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

A ideia de ter um Chief Mobile Officer (CMO) não é nova. Mas como as empresas têm se esforçado ultimamente para criar  estratégias móveis para seus diversos departamentos, o fato de passar a ter um CMO no quadro de executivos passa a ser mais relevante a cada dia. Pode ser a chave para o sucesso nesse segmento, segundo estudo recente da Forrester.   (Fonte: CIO).

Os cenários de mobilidade estão se tornando tão importantes que a possibilidade de haver um executivo CMO (Chief Mobile Officer) nos quadros das empresas é grande. Acredito que o mais adequado seria a transformação do Chief Information Officer para Chief Integration Officer.

Certamente, haveria um time abaixo desse profissional, focado e direcionado para as questões de mobilidade, assim como já existem para sistemas, servidores etc. O relevante aqui é que precisamos de agilidade e rapidez na direção do fortalecimento da estratégia, implementação e análise de aplicações, infraestrutura e gerenciamento destes dispositivos. Em uma conta simplória, apenas para efeito didático, estaríamos multiplicando nossos usuários por duas, três ou quatro vezes sem que isso signifique aumento de pessoas.

Também passamos por outras mudanças, como a necessidade de se dar um endereço válido a cada um desses novos entes da rede (IPv6). Portanto, não podemos abrir mão da experiência e conhecimento do CIO, mas certamente ele precisará se debruçar sobre os afazeres no campo da mobilidade.