Na maioria das vezes, quando a TI de uma empresa é chamada para uma emergência de segurança cibernética, muito esforço é desperdiçado apenas tentando entender o ambiente e determinando coisas como qual computador faz o quê, que tipo de sistema operacional está em uso ou quais aplicativos e versões estão sendo usados.

É por isso que um inventário de hardware e software é um item essencial para qualquer infraestrutura de segurança.Isso não é por acaso; o inventário permite o gerenciamento bem-sucedido da maioria dos outros riscos em TI. Infelizmente, geralmente este item é cronicamente negligenciado na maioria das empresas, especialmente nas menores.

Abaixo, explicaremos como e porquê um inventário de hardware e software deve ser feito para aumentar a segurança da sua empresa e acelerar a recuperação no caso de incidentes!

Por que realizar o inventário de hardware e software?

Ter um sistema de descoberta e inventário que pode rastrear ativos por hardware, sistema operacional, aplicativos e versões é inestimável quando se trata de manter os computadores e usuários seguros. 

Graças às novas tecnologias, isso não é tão doloroso ou demorado quanto costumava ser. Manter um repositório central de conhecimento onde são armazenados inventários, configurações e outras informações importantes sobre um ambiente de tecnologia da informação se tornou muito mais fácil. 

Os benefícios disso são inúmeros. Abaixo, listamos os principais deles:

Descubra dispositivos desconhecidos e não autorizados na rede

Pontos de acesso sem fio desonestos, sistemas antigos que deveriam ser desativados e dispositivos que foram conectados à rede, mas não foram aprovados, são exemplos de coisas que você encontrará quando começar a descobrir ativos em uma rede de computadores. 

Além disso, os inventários de software o ajudarão a evitar problemas de licença, identificar aplicativos desatualizados e ver aplicativos não autorizados em execução que estão criando risco para seu ambiente de TI.

Identifique atividades suspeitas na rede

Entender quais dispositivos físicos estão executando um tipo específico de sistema operacional, bem como entender quais aplicativos (por versão) estão sendo executados nesses dispositivos, é importante para identificar atividades suspeitas. Além disso, existem muitos benefícios em ter essas informações disponíveis.

Eles incluem a eliminação de falsos positivos, a compreensão da função de um determinado dispositivo (por exemplo, servidor de banco de dados ou servidor da web) e a compreensão de que tipo de dados podem ser encontrados no dispositivo (por exemplo, servidores de arquivos contêm dados, servidores de banco de dados conter dados, etc.).

Determine a cobertura das ferramentas de segurança

Um dos maiores pontos fracos das ferramentas de proteção de endpoint, como antivírus e Advanced Endpoint Protection, é que a falta de 100% de cobertura ainda pode causar comprometimento do ambiente, por meio do pivot de uma máquina desprotegida. 

A falta de cobertura também leva a um ponto cego em sua rede. Uma das maneiras mais eficazes de determinar se você tem ou não 100% dos dispositivos cobertos é observar o tráfego da rede no perímetro (onde ela se conecta à internet ou a outras redes) e avaliar o comportamento do tráfego. 

Avalie e conduza a coleta de registros

Compreender quais sistemas criam dados úteis pode ser difícil, a menos que você saiba qual sistema operacional e aplicativos estão neles. Alguns aplicativos produzem dados muito importantes sobre como são usados, tanto para solução de problemas quanto para fins de segurança cibernética. 

É possível entender quais logs do sistema devem ser coletados se você tiver um inventário que permita criar uma matriz dos vários logs de dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos que você precisa coletar. Você pode até mesmo verificar seus registros em relação ao inventário de dispositivos para ver se estão faltando registros para determinados dispositivos.

Como realizar o inventário de hardware e software

O gerenciamento de inventário de hardware e software de TI é projetado para tornar os processos de sua empresa mais eficientes. Aqui estão nossas dicas para ajudá-lo a garantir um inventário bem-sucedido:

1. Saiba o que você tem

Pode parecer óbvio, mas saber quais PCs, computadores, hardware e software você possui é fundamental. Muitas empresas estão lutando para corrigir o fato de que não sabem quais ativos possuem — por isso, é preciso começar pelo básico.

Se você tiver uma lista de ativos desatualizada, pode valer a pena começar com isso para estabelecer quais ativos ainda estão em uso e adicionar quaisquer novos à sua lista de inventário de ativos de TI. No entanto, se seus dados forem muito antigos, você pode achar mais eficiente começar do zero e realizar uma auditoria em todo o hardware que está em circulação.

2. Identifique seu hardware e software de TI

Especialmente o hardware de TI geralmente inclui ativos que se movem muito. Podem ser dispositivos móveis, notebooks para trabalhar em casa e monitores e computadores que podem ser transferidos de um escritório para outro, dependendo de onde os novos funcionários estão baseados. 

Para garantir que seu inventário de hardware de TI permaneça o mais eficiente possível, é fundamental que você comece a rastrear a movimentação desses ativos. Recomendamos o uso de etiquetas de ativos de código QR para ajudar a rastrear a localização de seus ativos. 

Depois que cada ativo é marcado, ele pode ser simplesmente digitalizado para ser identificado de forma exclusiva. Uma rápida varredura da tag em um smartphone e a localização GPS em seu telefone atualizará onde seus ativos foram vistos pela última vez e quem os teve pela última vez.

3. Adicione muitas informações

As informações que você deseja adicionar variam de ativo para ativo. No entanto, existem muitos padrões quando se trata de gerenciamento de inventário de hardware e software de TI.

Os ativos de TI armazenam dados, portanto, as informações relacionadas ao uso são essenciais para a conformidade com a LGPD. Você também pode adicionar datas de expiração de garantia e manuais do usuário. Dessa forma, tudo o que você precisa saber sobre um ativo é facilmente acessível.

4. Rastreie todas as manutenções

Mais cedo ou mais tarde, seu ativo de TI precisará de manutenção e inspeções. Podem ser rotina ou manutenção reativa caso algo apresente problemas. De qualquer forma, é essencial que você rastreie toda a manutenção relacionada aos seus ativos de TI. Isso irá reduzir o tempo de inatividade do ativo significativamente, mas também ajuda na próxima dica…

5. Mantenha um histórico de uso

Sem o gerenciamento de inventário de hardware de TI, você não sabe quais dos seus ativos estão fazendo o quê. Mas com um bom sistema de gerenciamento de hardware de TI, você poderá investigar o desempenho histórico de um ativo sempre que precisar.

 

Por exemplo, sempre que um ativo de TI precisar de manutenção reativa, você poderá usar seu histórico como um indicador para saber se é mais econômico repará-lo ou substituí-lo.

6. Use um software de gerenciamento de inventário

Usar um ótimo software de gerenciamento de inventário de hardware e software de TI pode agilizar e automatizar muitos desses processos. O programa fará desde o rastreamento da manutenção e movimentação de ativos, até auxiliar no registro de seus ativos de TI. Tudo de forma automatizada, salvando tempo do seu time.

Para continuar aprendendo como melhorar a gestão da sua TI, acompanhe o blog do Grupo Binário e veja todas as nossas dicas!