A Gartner avaliou o mercado de monitoramento e diagnóstico de desempenho da rede (Network Performance Monitoring — NPM) em cerca de US $ 2,1 bilhões, um número que atualmente está crescendo a uma taxa anual composta de 15,9%.

A demanda por análise preditiva de rede se expandiu para além dos datacenters no espaço da empresa — e por boas razões. As ferramentas de análise de rede podem prever futuros comportamentos com mais de 95% de precisão e estão se tornando uma opção cada vez mais viável do ponto de vista financeiro.

As empresas que entendem as vantagens distintas da análise preditiva de rede (Predictive Network Analytics — PNA) estão ganhando vantagem sobre seus concorrentes. Essas empresas estão usando a PNA para transformar a maneira como monitoram o desempenho da rede, trazendo maior precisão às previsões de confiabilidade da rede, antecipando problemas e aumentando a capacidade de suas operações à medida que as demandas evoluem.

A combinação de ferramentas tradicionais de monitoramento de rede e IA oferece um salto substancial em frente. Mas como? Vamos dar uma olhada nos benefícios que a análise preditiva pode trazer ao desempenho da sua rede!

Como funciona a análise preditiva de rede?

À medida que os operadores de rede implementam as metodologias de virtualização de funções de rede (NFV) e redes definidas por software (SDN), as equipes de operações lidam com uma frequência mais alta de alterações na rede. Isso torna mais difícil prever o desempenho da rede ou anomalias de segurança. Com as constantes mudanças se tornando a norma, os dados históricos também podem estar menos disponíveis, tornando as previsões menos precisas.

A análise preditiva usa dados históricos para prever eventos futuros. No contexto das práticas de TI, as análises estão ganhando interesse, em parte, devido aos avanços no suporte a tecnologias, como big data, aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Para o monitoramento do desempenho da rede (NPM), a análise preditiva pode ser usada para ajudar as equipes de operações da rede a identificar possíveis falhas na rede e problemas de desempenho com maior precisão e menor tempo médio para reparo (MTTR).

Para resolver problemas antes que eles afetem as operações de rede, as principais métricas de desempenho são monitoradas e analisadas. Padrões identificáveis são usados para facilitar as alterações na rede para lidar com problemas de desempenho ou possíveis ameaças à segurança.

Quais os benefícios da análise preditiva de rede?

A análise preditiva vai além do monitoramento típico da rede, usando dados históricos para criar uma visão geral acionável das operações futuras da rede. A PNA pode ajudar os departamentos de TI corporativos a resolver anomalias de rede e evitar possíveis gargalos com alertas como limites — em alguns casos sem intervenção humana.

Os datacenters implantaram análise preditiva para resolver atrasos na entrega de dados e redundâncias de armazenamento por algum tempo. Para as empresas que seguem seu caminho, o potencial da análise de rede reside em ferramentas que podem executar essas mesmas funções em uma escala menor.

A introdução de algoritmos de aprendizado de máquina no gerenciamento de rede permitiu recursos de aprendizado contínuo. Tais sistemas podem melhorar ao longo do tempo, independentemente dos insumos humanos. O aprendizado de máquina pode melhorar a análise de rede de várias maneiras, incluindo:

  • Antecipando os requisitos de capacidade: a PNA permite que os gerentes de TI prevejam os requisitos de capacidade e acionem o processo de aquisição de acordo;
  • Otimizando o desempenho e a qualidade da rede: o aprendizado de máquina pode ser usado para verificar conjuntos de dados históricos e prever taxas de erros ou falhas de componentes, possibilitando a ação preventiva;
  • Aprimorando a segurança da rede: a análise preditiva ajuda as plataformas de análise de segurança a mitigar as ameaças à segurança cibernética, reconhecendo anomalias nos dados provenientes de sistemas, dispositivos ou usuários individuais;
  • Previsão de necessidades orçamentárias: o software de análise de rede pode mapear tendências no uso e desempenho da rede para prever necessidades orçamentárias.

As empresas podem capturar o valor da análise de rede para revisar completamente seus recursos de monitoramento de desempenho de rede. Mas as organizações ansiosas para explorar o mundo da PNA precisarão saber como configurar corretamente esses sistemas antes que possam começar a ver os benefícios.

Como as empresas podem implantar análises preditivas de rede?

O uso da análise preditiva de rede pode oferecer às empresas uma maneira proativa de reduzir gargalos, interrupções e outros problemas antes que eles aconteçam. No entanto, existem algumas ressalvas a serem abordadas antes que essas ferramentas possam ser implementadas. As empresas devem entender e superar alguns desses desafios de implementação para ter sucesso.

Primeiro, os algoritmos de aprendizado de máquina usados ​​pelas ferramentas PNA contam com dados históricos para fornecer previsões precisas. Se uma empresa estiver tendo problemas com dados de baixa qualidade, insuficientes ou mal gerenciados, a PNA não terá o combustível necessário para fornecer valor real.

A análise de rede não é uma solução “configure e esqueça”; é uma ferramenta destinada a fornecer dados acionáveis. As organizações que desejam implementar ferramentas de PNA naturalmente precisarão educar adequadamente suas equipes de TI sobre como usá-las.

Portanto, é prudente estabelecer uma estratégia e um roteiro de implantação para a implementação de ferramentas preditivas de análise de rede — que visam direcionar os principais indicadores de desempenho comercial.

Ao configurar sua PNA para antecipar grandes interrupções, planeje com antecedência para garantir que seu departamento de TI tenha os recursos necessários para reagir de acordo.

Sua empresa está pronta para levar suas operações de monitoramento de desempenho de rede para o próximo nível? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que precisa para chegar no próximo nível!