Para empresas que buscam ampliar seus recursos de rede, a rede definida por software em uma rede de área ampla (do acrônimo inglês SD-WAN) é a solução ideal. Em algum momento, qualquer empresa em crescimento precisa escalar as operações na sua rede de computadores. E, com o aumento de funcionários remotos e aplicativos baseados em nuvem, essa necessidade só continuará crescendo no futuro.

Projetada para oferecer maior desempenho a baixo custo, uma solução SD-WAN pode melhorar a conexão das redes corporativas de grande escala — como centros de dados ou filiais — em distâncias maiores do que uma única rede WAN.

No artigo de hoje, apresentaremos algumas vantagens do SD-WAN para te mostrar como ele pode beneficiar sua empresa e ser a mudança que ela precisa para atender às novas demandas do mercado!

Afinal, o que é o SD-WAN?

Antes de falar sobre as vantagens do SD-WAN, é preciso explicar o que é a SD-WAN e quais problemas da arquitetura de rede ela resolve. Em arquiteturas de rede tradicionais, os sites enviavam todo o tráfego do escritório remoto para o datacenter por meio de uma rede MPLS fornecida por uma operadora. Do datacenter, esse tráfego destinado à internet passava por um firewall centralizado. 

No entanto, com a adoção massiva da nuvem, o que estamos vendo é que entre 50% e 80% do tráfego desses locais remotos é destinado à nuvem, portanto, não faz sentido passar todo esse tráfego por um firewall centralizado — isso gera uma maior latência e prejudica a conexão. Por um lado, desperdiçamos recursos de largura de banda muito caros e, por outro lado, adicionamos latência desnecessária aos aplicativos. Tudo isso influencia a experiência do usuário.

Uma possível solução para esse problema é permitir o acesso direto à internet para cada uma das delegações remotas e não ter que passar esse tráfego pelo datacenter. Mas isso apresenta certos riscos de segurança a serem levados em consideração, bem como certa complexidade operacional e de configuração.

A solução está no SD-WAN.

O SD-WAN permite otimizar a experiência das aplicações que vão para o datacenter através do MPLS, mas também permite que esses acessos sejam habilitados em cada delegação. Ele elimina o roteamento caro e os custos de hardware, ao mesmo tempo que oferece à empresa a flexibilidade de acessar serviços de várias nuvens.

Parece ótimo, certo? E é! Como mostraremos nas vantagens do SD-WAN que separamos abaixo!

As 6 vantagens do SD-WAN que você precisa conhecer!

As empresas estão adotando o SD-WAN para reduzir a sobrecarga e oferecer suporte a novos aplicativos e serviços resultantes da transformação digital. Essa tecnologia inovadora não apenas simplifica o gerenciamento e a operação de uma WAN, mas também oferece uma série de benefícios comerciais.

Aqui estão sete vantagens do  SD-WAN que permitem impulsionar o negócio:

1. Redução de custos 

Em primeiro lugar, a SD-WAN pode ajudar a reduzir seus custos — e isso acontece tanto no OPEX quanto no CAPEX. 

Uma solução SD-WAN deve suportar e ser capaz de compartilhar a carga de tráfego entre vários tipos de conexões, como MPLS, banda larga, Internet, LTE Wireless etc. Isso permite economizar dinheiro em sua conexão WAN, aproveitando a conexão à internet padrão muito mais acessível, em vez de um MPLS designado. Isso pode ser feito sem comprometer a velocidade ou a segurança da rede.

A arquitetura SD-WAN também reduz os custos operacionais, ao permitir implementações rápidas em filiais com provisionamento sem toque (Zero-Touch). Isso reduz os tempos de implantação, permitindo que uma nova filial ou local remoto online seja configurada em questão de minutos e sem que nenhum conhecimento especializado seja necessário no local de instalação.

2. Provisionamento SD-WAN Zero-Touch

O provisionamento Zero-Touch, sem toque, e a orquestração centralizada otimizam as operações de TI e, ao mesmo tempo, aumentam a agilidade dos negócios. Com o SD-WAN, as configurações são automaticamente baixadas para os dispositivos conectados à WAN. 

Em outras palavras, quando quaisquer alterações de configuração são necessárias, a TI as programa centralmente no orquestrador e, com um único clique, as alterações são “enviadas” automaticamente para todos os dispositivos na WAN. O SD-WAN integra roteamento, firewall básico e funções de otimização de WAN para instalações “somente banda larga”, reduzindo ainda mais o CAPEX.

3. Fornece QoS para a internet

Atualmente, os aplicativos são a base da funcionalidade de um negócio. Se um aplicativo falha, a produtividade do funcionário e, com isso, os resultados da empresa são afetados. Isso também pode acontecer caso as aplicações apresentem desempenho abaixo do esperado. A situação piora quando pensamos que a maioria das aplicações de um negócio hoje roda pela internet. 

Até recentemente, as empresas não conseguiam aplicar processos de Qualidade de Serviço (QoS) a aplicativos em redes WAN. O resultado: congestionamento de dados e chamadas telefônicas de baixa qualidade. A tecnologia SD-WAN mudou esse cenário. 

Ela oferece QoS para ajudar a priorizar tráfego importante nas linhas de rede. Por sua vez, isso permite minimizar o impacto da largura de banda, ajudando a fornecer um melhor controle do fluxo de dados para maximizar os processos mais importantes.

O SD-WAN otimiza ainda mais o tráfego garantindo que toda a largura de banda disponível seja utilizada. Ou seja, a solução não só fará o roteamento entre o caminho X ou Y que oferecer melhor conexão, como também vai priorizar os aplicativos essenciais do negócio garantindo que toda a largura de banda seja utilizada para máxima performance.

4. Utiliza rotas eficientes e diretas entre pontos

Se a sua empresa tentou navegar pelos métodos confusos e muitas vezes limitantes de conectar várias redes WAN a uma grande distância, você provavelmente conhece as armadilhas de ter vários pontos de conexão em várias redes e como isso pode afetar negativamente sua largura de banda e eficiência.

Como um SD-WAN centraliza as operações fora do local e conecta-se diretamente a todos os pontos de contato na rede, as conexões são simplificadas drasticamente. Isso remove os obstáculos que podem atrapalhar as velocidades de dados em redes WAN tradicionais.

Em um ambiente de negócios acelerado, lentidões na rede de até poucos segundos podem resultar em queda de chamadas, perda de conexões e outros incidentes de TI que afetam o desempenho do negócio. Mesmo em um sistema Multi-WAN, a perda de uma WAN pode ser evitável, mas, nesse caso, todo o sistema ainda pode ser interrompido em caso de perda maciça de energia ou incidente de conectividade.

Ao utilizar o SD-WAN, as empresas garantem continuidade dos negócios, mesmo em meio à perda de energia em grande escala ou interrupções de conexão. Tudo isso graças à otimização inteligente das conexões em todo o sistema. Isso significa que a perda de um ou dois pontos de extremidade não afetará todo o sistema e não resultará em chamadas, ou conexões perdidas.

5. Monitoramento ativo e visibilidade

Um dos principais benefícios do SD-WAN é a capacidade de monitorar ativamente todos os caminhos de rede e atribuir dinamicamente o caminho ideal pelo qual os dados podem fluir.

Quando combinada com o monitoramento de estado de link ativo para determinar a latência, o jitter e outras métricas, a seleção de caminho dinâmico pode ajudar a otimizar a viagem de pacotes ao longo das linhas e garantir qualidade e conectividade consistentes em grandes distâncias.

Além do monitoramento ativo, o SD-WAN também melhora a visibilidade e o controle da rede. Com uma maior visibilidade do que acontece no tráfego da WAN, as empresas podem alinhar as prioridades de aplicativos aos objetivos de negócios. Isso permite criar políticas de tráfego claras, que poderão ser acompanhadas a partir de níveis sem precedentes de visibilidade.

6. Ampliação da segurança

O SD-WAN amplia a segurança para as filiais e elimina o hardware de segurança adicional necessário para manter sua rede segura. A solução atenua as preocupações com a segurança ao construir túneis criptografados de 256 bits, de ponta a ponta, entre cada local no SD-WAN. Isso fortalece a internet com a segurança de uma VPN, mas sem a complexidade de provisionar e configurar uma VPN.

Além disso, outra das vantagens do SD-WAN é a sua capacidade de micro segmentar o tráfego na rede com base nas características e políticas do aplicativo. Isso aumenta a segurança isolando o tráfego Wi-FI sensível do restante. 

Por exemplo, uma sobreposição de WAN virtual pode ser criada para transportar o tráfego de um aplicativo financeiro com requisitos específicos de segurança, enquanto isola o tráfego Wi-Fi de convidados em uma sobreposição virtual diferente.

7. A SD-WAN é fácil de instalar

Com uma solução SD-WAN, os aplicativos corporativos, como voz, videoconferência e produtividade, podem operar com confiabilidade em qualquer conexão WAN, mesmo aquelas que estão sendo atualizadas para uso SD-WAN.

Isso significa que não há necessidade de conexões de rede dedicadas caras e custos mínimos para adicionar novos links, linhas sem alterações na estrutura ou na rede. Isso ajuda as empresas em crescimento a ampliar suas conexões SD-WAN de maneira rápida e eficiente, independentemente da escala.

Seja para atualizar sua rede WAN existente, cobrindo melhor as crescentes necessidades de conectividade em grandes áreas ou para implantar um novo sistema para funcionários remotos / novas filiais, as vantagens do SD-WAN podem ajudar a simplificar a instalação e a operação, minimizando os custos para sua empresa.

Agora que você sabe as vantagens do SD-WAN para a sua empresa, aproveite e faça o download gratuito do nosso guia básico e entenda tudo que precisa saber se a migração da sua rede!