À medida que as empresas se esforçam para entregar projetos complexos em ambientes hipercompetitivos, a demanda por gerentes de projeto de TI qualificados é maior do que nunca. De fato, o Project Management Institute estima que, até 2027, o número de funções de gerenciamento de projetos aumentará em 33%, criando quase 22 milhões de novos empregos para gerentes de projeto qualificados.

As organizações, no entanto, estão enfrentando escassez de talentos que as colocam em risco significativo. Como tal, as oportunidades de carreira são abundantes para profissionais de gerenciamento de projetos que possuem as principais habilidades que essas organizações precisam. 

Você está pronto para atender a demanda? Continue lendo para descobrir as sete habilidades essenciais de gerenciamento de projetos de TI que você precisa para conquistar uma carreira de sucesso!

1. Comunicação e apresentação

Como gerente de projeto, você precisa trabalhar com muitas pessoas diferentes: membros da equipe, outros departamentos, liderança, clientes… A maioria dos projetos tem uma longa lista de stakeholders que você precisa manter alinhados, atualizados e, claro, felizes.

Quando você tem tantas pessoas para gerenciar, a comunicação é fundamental. Para que o trabalho flua, você precisa garantir que todos estejam na mesma página, trabalhando em direção aos mesmos objetivos de negócios e da empresa, e todos informados sobre quaisquer alterações ou problemas. 

Mas isso é mais fácil falar do que fazer, especialmente quando seu trabalho é fazer contato com pessoas em todos os níveis diferentes – o que significa que você precisa ser capaz de adaptar consistentemente seu estilo e conteúdo de comunicação ao público certo.

2. Organização

Não há como fugir de alguns clichés: a organização é uma das habilidades mais importantes necessárias para ser um gerente de projetos de TI. Mas embora possa ser a habilidade mais comum nesta lista, a boa notícia é que também é uma das mais tangíveis – e, portanto, uma das habilidades mais fáceis de praticar e desenvolver.

Organização é um termo amplo que abrange muitas subcompetências associadas, desde coisas gerais, como planejar o projeto em detalhes, até coisas cotidianas, como gerenciamento de tempo pessoal, que permitem que você faça seu trabalho do dia a dia e esteja em no lugar certo na hora certa.

E como gerente de projeto, você não é apenas responsável por se manter organizado e gerenciar seu próprio trabalho – todos os outros também confiam em você. Portanto, é fácil ver por que a organização é um dos pontos fortes mais importantes de um gerente de projeto.

3. Adaptabilidade

Você montou um plano bonito, detalhado e bem pensado sobre como o projeto deve seguir. No entanto, isso quase que com certeza mudará ao longo do caminho. Isso pode ocorrer por motivos fora de seu controle, como demandas de clientes ou partes interessadas, ou porque, no decorrer do projeto, você percebeu que precisava mudar de direção para obter o melhor resultado.

Os melhores gerentes de projeto não têm medo de sair do caminho, porque uma das chaves para o gerenciamento de projetos bem-sucedido é ser adaptável. Para os líderes de projeto, é uma das habilidades de gerenciamento mais importantes, permitindo que você responda com flexibilidade às mudanças no momento, sem sacrificar todo o seu plano de projeto e ter que começar do zero novamente.

Agora, não estamos dizendo que ser adaptável fará com que tudo isso desapareça magicamente – mas significa que você está melhor equipado para lidar com isso, minimizar as consequências e orientar o projeto de volta ao resultado desejado.

4. Negociação

Desde a gestão de recursos, ao engajamento de fornecedores, a lidar com conflitos de equipe, liderar um projeto significa estar constantemente envolvido em negociações. Um gerente de projeto eficaz geralmente é um negociador habilidoso com a capacidade de manter as partes envolvidas satisfeitas e trabalhando em direção a uma meta unificada o tempo todo.

Discussões inevitáveis ​​sobre orçamentos, fluência de escopo, recursos e cronogramas podem facilmente se tornar adversas se não forem tratadas com tato, e gerentes de projeto experientes sabem instintivamente quando – e como – aplicar técnicas persuasivas que incentivarão soluções e evitarão relacionamentos prejudiciais no local de trabalho.

Dependendo da situação em questão, os gerentes de projeto podem optar por aplicar diferentes estilos de negociação, e é importante que eles tenham a capacidade de escolher qual será o mais eficaz em cada cenário. Não importa qual estilo eles escolham, saber como navegar efetivamente por essas táticas de negociação é uma ferramenta vital para gerentes de projeto bem-sucedidos.

5. Liderança

Ao gerenciar uma equipe ou projeto, é crucial ter fortes habilidades de liderança. Ao treinar, orientar e motivar efetivamente seus colegas de trabalho, você pode ajudar a levar um projeto adiante e obter um resultado positivo. Líderes fortes também promovem um ambiente de trabalho produtivo, comunicando-se regularmente com suas equipes e ajudando seus funcionários a desenvolver habilidades importantes.

As equipes também trabalham com mais eficiência quando os funcionários sentem que estão fazendo uma contribuição significativa para o projeto. Você pode ajudar os membros da equipe a se sentirem impactantes aprendendo a delegar tarefas, fornecer feedback construtivo, definir metas e avaliar o desempenho individual e da equipe. 

Certifique-se de reconhecer as conquistas dos membros de sua equipe para que eles saibam que você também valoriza suas contribuições. A combinação desses elementos com seu próprio estilo de liderança exclusivo o ajudará a gerenciar projetos com sucesso, além de se tornar um líder mais eficaz.

6. Conhecimento técnico

Os gerentes de projeto bem-sucedidos devem não apenas possuir as habilidades sociais mencionadas acima, mas também ter o conhecimento técnico para levar os projetos à conclusão. Os PMs que podem “falar a língua” dos especialistas no assunto de sua organização poderão se comunicar de forma mais eficaz com suas equipes e ter uma melhor compreensão dos riscos inerentes de um projeto.

Além disso, uma compreensão prática do software de gerenciamento de projetos popular pode ter um impacto positivo no trabalho de um gerente de projeto. Esses tipos de programas são frequentemente usados ​​para planejar, organizar e se comunicar com colegas de equipe, ao mesmo tempo em que gerenciam recursos, orçamentos e cronogramas. 

No mundo de hoje, isso significa que os gerentes de projeto também devem evoluir constantemente, aprendendo como aproveitar as mais novas tecnologias disponíveis para levar um projeto à conclusão com sucesso.

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