Foi-se o tempo em que as pessoas conseguiam trabalhar de suas mesas, com papéis e canetas, e nenhum dispositivo conectado à internet. Hoje, tudo (ou quase tudo) está conectado à grande rede, e seus usuários simplesmente esperam que sua internet funcione para que o trabalho seja realizado. Mas e se sua rede tiver problemas? E se alguns usuários estiverem enfrentando dificuldades de conexão? Se antigamente esse era um problema da sua equipe de TI — que tinha que ficar ligando para seu provedor até que tudo se resolvesse —, agora isso pode sair das suas costas. Mais do que isso: você pode garantir que nenhum dos seus usuários fique sem internet quando precisam, apenas utilizando o WaaS (WiFi-as-a-Service).

Conheça o WiFi-as-a-Service (WaaS): o WiFi como um serviço

Em uma era em que tudo tem sido ofertado como um serviço (invariavelmente melhorando a qualidade de entrega e o custo-benefício), a internet que sua empresa utiliza não poderia ficar para trás.

Hoje, a conexão com a internet não é mais um privilégio, mas sim um direito. Seus usuários simplesmente assumem que ela sempre estará disponível — e é seu papel garantir que ela realmente sempre esteja.

É isso que o WaaS garante. WaaS é sigla para WiFi-as-a-Service, ou WiFi como um serviço, em bom português, e é exatamente o que parece: a oferta da sua internet como um serviço.

Ou seja, em vez de pagar um valor para adquirir um produto que você não sabe se ou quando falhará, ficando à mercê do atendimento de um provedor que não tem seus problemas como prioridade, com o WaaS você contrata um serviço que assegura toda a funcionalidade da sua conexão.

Os serviços de WaaS, geralmente, incluem:

  • Infraestrutura: incluindo todo o hardware e equipamento necessário, de pontos de acesso a firewalls;
  • Software: o WaaS oferece gerenciamento de rede centralizado com visibilidade em tempo real e inteligência de negócios para prevenção e tomada de decisões;
  • Serviços gerenciados: o serviço faz o monitoramento remoto 24×7 da sua rede, detectando problemas e acompanhando a solução. Também inclui dashboards com relatórios semanais / mensais, atualizações de firmware, SLAs de suporte no local e análises de largura de banda por aplicativo.

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Por que contratar Waas? 4 benefícios para sua empresa

Veja abaixo os benefícios de contar com uma solução WaaS:

1. Reduza seus custos com suporte

O suporte de TI é caro — você provavelmente já sabe disso. E são vários motivos para isso. Para começar, apesar de ser uma área cada dia mais procurada pelos profissionais, ainda há uma escassez de mão de obra qualificada na área. Em segundo lugar, a tecnologia muda rápido, e manter sua equipe atualizada sobre as principais tendências e novidades não é barato.

Com o WaaS, esses problemas saem das suas mãos. Você passa a contar com uma equipe de suporte especializada, sem que tenha que investir nada a mais por isso. Para completar, a equipe WaaS é treinada continuamente em como manter e monitorar sua rede — afinal, é isso que eles fazem!

2. Aumente a disponibilidade da internet

O tempo de inatividade pode custar caro a uma empresa. De acordo com a Statista, o custo médio de downtime para uma empresa pode chegar a $ 5.600 por minuto. É claro que, para chegar a esse valor, vários fatores, que podem não ser aplicáveis a sua empresa, são levados em consideração — mas não há dúvidas de que a inatividade de qualquer sistema de TI custa caro à empresa.

Sua internet é um dos pilares da organização atualmente, e mesmo que haja o que fazer sem conexão, os processos podem ficar travados simplesmente porque os usuários não conseguem enviar um único e-mail. Como WaaS, você assegura a disponibilidade da sua conexão para que não tenha que passar mais por uma situação como essa.

3. Garanta o uso da tecnologia mais recente

Hoje, a tecnologia é atualizada na velocidade da luz. Pense no seu smartphone. A média de tempo com o qual um usuário troca de telefone é de 12 a 18 meses. Em geral, depois de dois anos, o mercado já possui uma tecnologia completamente nova, tornando as demais obsoletas.

Isso também vale para sua arquitetura de WiFi. Seu hardware vai ficar obsoleto em pouco tempo e você se verá procurando uma arquitetura mais moderna. Com o WiFi-as-a-Service (WaaS), você não precisa se preocupar em atualizar a tecnologia, uma vez que o serviço garantirá sempre as opções mais recentes.

4. Mais segurança para sua rede

Antigamente, era fácil controlar todos os dispositivos conectados a uma rede. Mas, com centenas de milhões de smartphones e dispositivos conectados (pense na IoT), a segurança WiFi deve ganhar uma nova prioridade.

Em geral, muitos dos dispositivos que acessam sua rede não são de propriedade de sua empresa, mas você ainda precisa saber quem a está acessando e qual uso essa pessoa faz. O WiFi-as-a-Service (WaaS) te dará exatamente isso, permitindo identificar casos de mau uso que violem as políticas de segurança da sua empresa.

5. Melhora a experiência do usuário

Os sistemas sem fio terceirizados fornecem conectividade totalmente suave e contínua para todos os usuários — dos funcionários aos visitantes. Os funcionários agora podem entrar em seu prédio de escritórios e se conectar instantaneamente com a WLAN corporativa, e os visitantes têm acesso fácil em minutos, sem comprometer a segurança!

Nos últimos anos, a cultura corporativa de trabalho mudou drasticamente. Os funcionários não ficam mais sentados por horas na frente de seus desktops; os dispositivos móveis e notebooks permitem que as pessoas se movimentem livremente e trabalhem de qualquer lugar.

Essa cultura de trabalho dinâmica é perfeita para aprimorar o trabalho em equipe e estimular a inovação, e o WiFi-as-a-Service (WaaS) é um componente essencial desse novo ambiente.

Gostou de conhecer os benefícios de contratar WaaS? Conheça também a importância de realizar um Site Survey para seu projeto de WiFi!