Nas últimas décadas, a tecnologia tem avançado a uma taxa exponencial. Enquanto as primeiras invenções levaram milhares de anos para progredir, grandes mudanças na tecnologia estão ocorrendo a cada poucos anos no século 21. Para as empresas, ter um diretor de TI que acompanha os avanços e lidera os programas de tecnologia é cada vez mais importante.

O diretor de tecnologia garante que os aplicativos, hardware e processos atuais apoiam as metas e os funcionários da organização. O diretor é uma das posições de TI de mais alto escalão em uma hierarquia corporativa típica e os profissionais que desejam saber como se tornar um devem estar prontos para uma vida inteira de aprendizado.

Abaixo, te ajudamos a começar esse aprendizado com as principais dicas para se tornar um diretor de TI!

O que é e quais as responsabilidades de um diretor de TI?

Antes que possamos entender a melhor maneira de se tornar um diretor de TI, precisamos entender quais são as partes centrais de sua função.

Um diretor de TI é o executivo responsável pelo gerenciamento de tecnologia dentro de uma organização. Aqui está um rápido resumo das responsabilidades mais importantes desse cargo.

A função do diretor de TI pode variar de empresa para empresa, mas geralmente inclui tudo, desde visão e estratégia de tecnologia até arquitetura, inovação, desenvolvimento de software e infraestrutura;

Os diretores de TI precisam entender as tendências gerais de tecnologia e também precisam ter o conhecimento de negócios necessário para alinhar as decisões relacionadas à tecnologia com os resultados e objetivos da organização.

O que é constante é que a função do diretor de TI é geralmente onde a visão e estratégia de tecnologia são desenvolvidas, o que é crítico para desenvolver ou aprimorar os produtos ou serviços de uma empresa.

Basicamente, o diretor de TI trabalha em cinco frentes, sendo:

  • Liderança: desenvolver uma visão de tecnologia, estratégia e design organizacional atraente;
  • Governança: construir um roteiro e gerenciar a governança e os recursos para o portfólio;
  • Inovação: incentivar a aplicação de tendências de tecnologia e inovação do modelo de negócios;
  • Desenvolvimento: construir produtos e serviços de software de classe mundial para clientes;
  • Negócios: digitalizar as operações centrais e execução de sistemas e infraestrutura de negócios.

Como se tornar um diretor de TI: 4 passos

Não existe um caminho único para se tornar um diretor de TI, mas existem alguns aspectos que você deve observar durante sua jornada. Veja abaixo quais são eles:

1. Liderança e formação de equipes

Existem gerentes e existem líderes. Os gerentes dizem às pessoas o que fazer e como fazer, enquanto os líderes, bem, lideram uma organização de TI para atingir as metas definidas pela gerência executiva. É provável que você tenha trabalhado com gerentes e líderes de TI, e há vantagens em cada tipo de capacidade e estilo de gerenciamento.

O ideal para diretores de TI é alguém que seja um bom gerente e um líder motivador. Ou seja, alguém que pode compreender um orçamento e um plano de projeto de TI e, ao mesmo tempo, comunicar com eficácia as metas e prioridades gerais para a organização. Isso requer uma mistura de habilidades de gerência e liderança.

2. Conhecimento técnico e setorial

Os requisitos típicos de trabalho para um diretor de TI incluem experiência técnica, financeira e organizacional. Os esforços nos últimos anos para vincular a TI ao lado comercial de uma empresa exigem habilidades e conhecimentos de negócios aprofundados, combinados aos conhecimentos técnicos.

Já se foi o tempo em que um diretor de TI podia ignorar os negócios. Os diretores de TI devem apoiar totalmente os objetivos de negócios de uma organização, identificando a forma como a tecnologia permitirá que esses objetivos sejam alcançados mais rapidamente.

Seguir sites da indústria de alta tecnologia e blogs influentes é um primeiro passo, mas aproveite de treinamentos técnicos avançados e de treinamentos em gerenciamento de projetos de TI em todas as oportunidades. Se sua empresa oferece reembolso de mensalidades ou orçamento para treinamento técnico, você deve aprimorar suas habilidades e conhecimento por meio desses veículos.

3. Educação e certificação

Muitas empresas preferem um diretor de TI com pós-graduação, geralmente um MBA, considerando a complexidade de orçamentos, governança e processos de TI. Dito isso, podem existir diretores excepcionais sem educação formal além de um diploma de graduação ou mesmo com doutorado em campos não relacionados.

As empresas, em geral, preferem trabalhar para um diretor de TI não tão graduado que toma decisões bem informadas e sabe liderar a equipe de TI do que um diretor com Ph.D. a quem falta conhecimento sobre a cultura e o funcionamento interno da TI e dos negócios que elas ofereces.

Além dos diplomas de faculdade ou universidade que um diretor de TI pode ou não ter, existem algumas áreas-chave em TI que os aspirantes a diretores devem pesquisar sobre. A governança corporativa e a arquitetura de TI são extremamente relevantes, assim como o gerenciamento de projetos, orçamentação e as habilidades de liderança.

4. Habilidades de comunicação

Por último, um diretor de TI deve ter a capacidade de inspirar e liderar suas tropas por meio de excelentes habilidades de comunicação. Se você não tem experiência em falar na frente de grandes grupos, passe um tempo ganhando confiança para se comunicar com indivíduos, equipes e organizações.

Todas as habilidades de um diretor de TI que mencionamos neste artigo são importantes, mas se você não conseguir se comunicar de forma clara e concisa, terá dificuldade em ser o líder de pessoas que a maioria das empresas procura ao preencher um cargo de diretor.

Diretores de TI também devem ser capazes de se comunicar de forma clara e concisa por meio da palavra escrita. Se suas habilidades de escrita precisam ser aprimoradas, considere fazer um curso de redação comercial para aprender a forma especializada de comunicação de TI. Aprender termos e acrônimos específicos à sua empresa ou setor também pode ser necessário.

Um diretor de TI carrega o poder de imaginar como a tecnologia pode ajudar uma empresa a se destacar e a responsabilidade de implementar mudanças viáveis com base no tempo, orçamento e necessidade. Um profissional que está interessado em se tornar um diretor está entrando em um campo de rápido crescimento, com novas tecnologias surgindo quase diariamente.

E você, quer se tornar um diretor de TI? O que achou do nosso conteúdo? Comente abaixo e compartilhe suas ideias conosco!