Governança de TI

A Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais.

Com isso, busca atender à necessidade crescente das organizações de otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às suas estratégias de negócio.

Portanto, a Governança deve compartilhar as decisões de TI com os demais dirigentes da organização, estabelecendo regras, processos para o uso de TI por toda a companhia, fornecedores e clientes – determinando como TI proverá seus serviços.

Para isso, a QoS conta com profissionais experientes e certificados que garantem as melhores práticas de Governança de TI para a sua empresa.

QoS

Processos ITIL

O ITIL é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação de alta qualidade.

Estágios:

Estratégia de Serviço > Desenho > Transição > Operação > Melhoria Continuada

Os serviços ofertados possuem foco no Desenho, Operação e Melhoria Continuada e são divididos da seguinte forma:

  • Planejamento:
    Mapeamento dos processos e criação dos fluxos
  • Execução:
    Execução dos processos disponibilizando ferramentas e recursos próprios
  • Monitoração e Manutenção:
    Acompanhamento através de relatórios e medições para melhoria continua

SAIBA MAIS

Service Desk

A principal função do Service Desk é responder rapidamente a questões, reclamações e problemas dos usuários, de forma a permitir que os serviços sejam executados com o grau de qualidade esperado.

  • Planejamento:
    Mapear e criar o processo para gerenciar os registros de incidentes, definir recursos necessários, Software, Hardware e Recursos Humanos, definir melhores formas de atuação, local, remoto ou virtual, definição de indicadores.
  • Execução:
    Implantação do Service Desk, implantação dos processos, customização do software de incidentes, fornecimento e treinamento de equipe.
  • Monitoração e Manutenção:
    Monitoração dos indicadores, entrega de relatórios de desempenho e recomendações de melhoria.

SAIBA MAIS

Gerenciamento de Operações de TI

A principal função do Gerenciamento de Operações de TI é manter os recursos de TI operando, bem como executar tarefas programadas.

  • Planejamento:
    Mapear e criar o processo para tratamento dos incidentes, eventos, problema e acesso, definir recursos necessários, Software, Hardware e Recursos Humanos, definição de indicadores
  • Execução:
    Implantação da Operação de TI e dos processos, customização do software para controle de incidentes, eventos e problemas, fornecimento e treinamento de equipe.
  • Monitoração e Manutenção:
    Monitoração dos indicadores, entrega de relatórios de desempenho e recomendações de melhoria.

SAIBA MAIS

Gerenciamento Técnico

O Gerenciamento técnico é responsável por desenhar, testar, administrar e melhorar os Serviços de TI, garantindo que os recursos estejam aptos para esta finalidade.

  • Planejamento:
    Avaliação do cenário e recursos atuais baseados no objetivo do negócio.
  • Execução:
    Realização de Treinamentos, serviços profissionais especializados, definição de padrões tecnológicos, consultoria tecnológica.
  • Serviços Continuados:
    Serviços de Engenheiro residente com foco em planejar, testar e gerenciar os serviços de TI em determinada especialidade.

SAIBA MAIS

“A governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a área de TI da empresa sustente e compartilhe as estratégias e objetivos da organização.”

IT Governance Institute (2005)