Wi-Fi e Cloud Computing Para Empresa: Como Manter o Acesso Seguro

Tanto a conexão Wi-Fi quanto a computação em nuvem são soluções que podem ser implementadas em todas as empresas, desde que sejam adotadas as devidas regras de segurança

Segurança Wifi e Cloud Computing

O desenvolvimento da tecnologia faz com que novas soluções sejam lançadas, de modo a tornar a vida de todos os usuários muito mais simples e prática. Porém, muitas pessoas ainda são receosas quanto a elas.

No começo, é até normal que haja um certo estranhamento, já que são soluções que ainda não são tão conhecidas no mercado. Porém, quando esse medo continua mesmo depois de um tempo, a situação já pode ficar preocupante.

Duas das soluções que se destacam são o Wi-Fi e o cloud computing. Ambas oferecem a possibilidade de navegar sem fios, e é exatamente isso o que traz desconfiança às pessoas que não conhecem exatamente como é o funcionamento de cada uma delas.

É possível manter total controle sobre a segurança de ambas opções em um ambiente empresarial, para que não haja interceptação de dados e informações. Para isso, porém, é preciso tomar certos cuidados, que farão toda a diferença no perfeito desempenho das redes de internet e computação sem fio.

 

Como Manter a Segurança das Redes Wi-Fi

Uma rede Wi-Fi em um ambiente de trabalho não é exatamente igual à utilizada em uma casa, principalmente se ela oferecer acesso a informações e dados mais sigilosos. Logo, caso ela caia em mãos erradas, os prejuízos podem ser irreversíveis.

Porém, não é apenas esse acesso que representa um risco à conexão: muitos outros detalhes também devem ser observados, ainda mais pelo fato de que seu perfeito funcionamento é determinante para o cloud computing.

Por isso, conhecer os principais cuidados é fundamental.

Utilizando o Computador da Empresa Cuidados

Cuidado Com a Senha

Essa é a dica mais óbvia de todas, mas que nem por isso deixa de ser importante. Sua empresa, o wireless e a mobilidade são coisas que andam juntas, mas é preciso tomar muito cuidado com esse assunto.

A senha do Wi-Fi deve ser restrita apenas aos funcionários, e não liberada para outras pessoas. Para que isso seja possível, é importante conscientizar os colaboradores da confidencialidade dessa informação, já que o acesso de terceiros à conexão também pode prejudicar seu trabalho.

Como é mais seguro prevenir do que remediar, o ideal é trocar a senha periodicamente, para evitar imprevistos.

 

Utilize Redes Wi-Fi Privadas

Se as pessoas soubessem mais sobre as redes Wi-Fi públicas e seus riscos, tomariam muito mais cuidado ao utilizar essas redes. Se como usuário essas redes já são perigosas, quanto mais quando se trata de uma empresa.

Esse tipo de rede nunca pode ser utilizado em um ambiente comercial, já que ela torna mais fácil a invasão de dados e arquivos confidenciais. Pessoas de má fé podem encontrar redes sem fio desprotegidas e interceptar esses dados, o que pode ter consequências drásticas.

Por isso, a conexão deve ser privada, pois isso traz muito mais segurança e permite que a rede seja usada tranquilamente, inclusive com o cloud computing.

 

Tenha Uma Conexão Estável

Quando se trata de segurança, é comum relacionar os problemas com internet apenas com invasões e interceptações, mas existe outro problema que também pode ser muito prejudicial:a instabilidade da conexão.

Imagine a seguinte situação: o colaborador da empresa está em uma ligação importante com um cliente e, para isso, acessa informações através do sistema de cloud computing. Porém, de um minuto para o outro, a conexão cai e ele perde o acesso a todos os dados.

Isso acontece devido à falta de estabilidade da conexão, que faz com que os próprios funcionários da empresa não confiem nela e tenham medo de que ela pare de funcionar justamente naquele momento importante.

Por isso, o melhor a se fazer é investir em uma infraestrutura de boa qualidade, que consiga oferecer tudo aquilo que a empresa precisa. Assim, tanto o sistema de cloud computing quanto a conexão Wi-Fi e até mesmo a cabeada funcionarão perfeitamente.

Wifi e Cloud Computing no seu Computador

Tome Cuidado Com Seu Celular

Esse assunto pode parecer estranho, já que o celular não tem, aparentemente, nenhuma relação direta com o trabalho. Porém, não há como negar isso, principalmente nos dias de hoje.

Muitos colaboradores acessam seus e-mails corporativos pelo celular pessoal, para poder tê-los à mão mais facilmente. Além disso, é possível até mesmo utilizar o cloud computing no celular, o que abre um leque ainda maior de oportunidades.

Logo, como alguns colaboradores acessam dados sigilosos de seus smartphones, eles também merecem toda a atenção e cuidado. Portanto, é essencial que eles sejam desbloqueados apenas com senha, impressão digital, reconhecimento facial ou da íris, que são soluções já disponíveis em aparelhos atuais.

Ao fazer isso, é fechada uma porta importante de acesso aos dados da empresa, que muitas vezes passa despercebida.

Garanta a Segurança dos Dados da Empresa

Ao seguir todas essas dicas, ficará muito mais fácil manter a salvo aquelas informações sigilosas da empresa ou de seus clientes, além de permitir que os colaboradores trabalhem com mais conforto e tranquilidade.

Assim, será possível ter segurança mesmo usando a cloud computing pública, o que possibilita à empresa adotar as soluções de tecnologia mais avançadas disponíveis atualmente, mas sem abrir mão da proteção no mundo virtual.

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked