Carlos Roberto Hirama é coordenador de pré vendas do Grupo Binário

O aumento nas vendas de smartphones e tablets e o uso intensivo de internet móvel para envio de fotos e vídeos têm desafiado as operadoras a buscar alternativas para o crescimento de suas redes. Transportar dados nas redes 3G, além de mais caro é mais complexo, o que torna a ideia de utilizar redes Wi-Fi cada vez mais atrativa.

A utilização de redes Wi-Fi para descarregar os dados das redes 3G é conhecida como “3G Offload”, que nada mais é do que desviar o tráfego de dados da rede móvel deixando a infraestrutura de celular mais aliviada para os serviços de voz.

Por exemplo, quando chegamos em nossas casas e ligamos o Wi-Fi do telefone para acessar a internet, estamos fazendo de forma manual “3G Offload”.

As redes Wi-Fi de última geração, conhecidas como redes 802.11n, possuem uma cobertura melhor e têm a capacidade de oferecer velocidades de até 300 Mbps, superando até mesmo a capacidade das redes 4G/LTE.

Para efeito de comparação, as principais operadoras brasileiras trabalham com tecnologias 3G (HSPA) / 3GPlus (HSPA+) que permitem velocidades de até 6Mbps.

Além disso, o custo do Access Point Wi-Fi é menor do que o custo de uma Femtocell ou mesmo de uma nova ERB, possibilitando as operadoras a complementarem a cobertura da internet sem fio no país.