Você conhece os benefícios da Inteligência Artificial? A IA não é um assunto novo. Em 2001 foi lançado o filme que levou o nome da tecnologia às grandes telas foi lançado, popularizando um conceito que antes era dominado apenas por engenheiros e profissionais de tecnologia.

Mas a Inteligência Artificial não tem a ver somente com a ideia futurística de robôs que pensam e tomam decisões sozinhos. Ela já está presente nas nossas vidas pessoais e profissionais de diversas formas.

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos.

6 benefícios da Inteligência Artificial

Esta tecnologia está em rápido desenvolvimento e oferece oportunidades significativas que muitas empresas já estão usufruindo. Ficou interessado? Então confira algumas das principais aplicações e benefícios da Inteligência Artificial!

1. Melhorando experiências de compras personalizadas

A inteligência artificial proporciona marketing personalizado aos clientes. Isso aumenta o engajamento, ajuda a gerar fidelidade do cliente e melhora as vendas.

É por isso que as empresas estão investindo em IA. Um dos benefícios da Inteligência Artificial é que ela é capaz de identificar padrões nos hábitos de navegação e no comportamento de compra dos clientes.

Usando as milhões de transações armazenadas e analisadas na nuvem, a IA é capaz de fornecer ofertas altamente precisas para clientes individuais.

2. Automatizando interações com clientes

A maioria das interações com os clientes, como e-mails, bate-papo online, conversas nas mídias sociais e ligações telefônicas, atualmente exigem envolvimento humano. Os benefícios da Inteligência Artificial, estão permitindo que as empresas automatizem essas comunicações.

Ao analisar os dados coletados de comunicações anteriores, é possível programar computadores para responder com precisão aos clientes e lidar com suas consultas. Além disso, quando a IA é combinada com o aprendizado de máquina, quanto mais as plataformas da IA ​​interagem, melhor elas se tornam.

Um exemplo disso são os Chatbots, que, ao contrário dos humanos, pode interagir com clientes ilimitados ao mesmo tempo e pode responder e iniciar a comunicação — seja em um site ou em um aplicativo.

Estima-se que, até 2020, 85% de todas as interações com clientes serão atendidas por máquinas inteligentes capazes de reproduzir funções humanas. 

3. Oferecendo assistência em tempo real

Outro dos benefícios da Inteligência Artificial é que ela será útil para empresas que precisam se comunicar constantemente com grandes volumes de clientes ao longo do dia.

Por exemplo, no setor de transportes, as empresas de ônibus, trem e companhias aéreas, que podem ter milhões de passageiros por dia, podem usar a IA para interagir em tempo real, enviando informações de viagem personalizadas.

Algumas empresas de ônibus, por exemplo, já estão rastreando a localização de sua frota e usando a IA para fornecer aos viajantes atualizações em tempo real sobre onde o ônibus está ao longo de sua rota e seu tempo estimado de chegada. Os clientes recebem essas informações no aplicativo da empresa.

4. Facilitando a mineração de dados

Um dos maiores benefícios da Inteligência Artificial ​​baseada na computação em nuvem é que os aplicativos de Inteligência Artificial são capazes de descobrir rapidamente informações importantes e relevantes durante o processamento de Big Data.

Isso pode fornecer às empresas insights nunca descobertos que podem dar uma vantagem no mercado. E se você acha isso uma realidade longe de ser alcançada, vai ficar surpreso em saber que o Big Data já é usado hoje nas atividades mais comuns do nosso dia.

A Netflix e o Waze, por exemplo, são exemplos de duas grandes empresas que fazem mineração de dados para mostrar ao espectador conteúdo similar de acordo com aquilo que ele assistiu ou assiste e mostrar o tráfego o tempo real a partir do feedback dos usuários, respectivamente.

5. Automatizando as atividades operacionais

A IA é capaz de operar outras tecnologias que aumentam a automação nos negócios. Por exemplo, ela pode ser usada para controlar robôs em fábricas ou manter temperaturas ideais por meio de aquecimento inteligente.

No Japão, robôs de aparência humana agora servem como recepcionistas em alguns hotéis dos países, automatizando check-ins, serviços de reserva e negociação (em quatro idiomas) com solicitações de clientes.

No varejo, a Inteligência Artificial também está sendo vinculada à tecnologia RFID e de nuvem para rastrear estoques. Na China, as forças policiais usam a IA para capturar criminosos. O país tem uma vasta rede de CCTV e a IA usa reconhecimento facial para identificar e rastrear suspeitos para que eles possam ser presos.

6. Permitindo a identificação de padrões

Outro dos benefícios da Inteligência Artificial ​​é que ela é capaz de prever resultados com base na análise de dados. Por exemplo, ele vê padrões nos dados do cliente que podem mostrar se os produtos serão vendidos e em quais volumes.

Ela também prevê quando a demanda será reduzida. Isso pode ser muito útil para ajudar uma empresa a comprar o estoque correto. 

Essa capacidade de prever não é apenas útil no varejo. A IA também está sendo usada em muitas outras áreas, por exemplo, no setor bancário, onde pode prever flutuações de preços de ações e moedas. Ou na área de saúde, onde pode prever surtos de infecções ao analisar postagens de mídias sociais.

Como você pode ver, as empresas podem usufruir de diversos benefícios da Inteligência Artificial, incluindo marketing personalizado, atendimento ao cliente, automação operacional e muito mais. 

Para continuar aprendendo como a tecnologia tem moldado os processos de negócios, leia também nosso post sobre as 6 tendências que impulsionam o Big Data e veja quais são as expectativas para seu uso no futuro!