Unified Communications: economia, produtividade e crescimento

Leonardo Mezzanotti, Systems Engineer do Grupo Binário

Leonardo Mezzanotti, Systems Engineer do Grupo Binário

O crescimento expressivo dos dispositivos móveis e conectados, que em 2016 deverão atingir uma base de 7,8 bilhões segundo pesquisas globais, aumenta a necessidade de soluções que organizem e tornem eficiente este ambiente de equipamentos, especialmente no mercado corporativo.

Neste cenário, as comunicações unificadas e soluções de colaboração despontam: até 2019, estas ferramentas receberão investimentos da ordem de US$ 17,38 bilhões, conforme o relatório Mobile Unified Communications and Collaboration Market, da empresa de pesquisas MarketsandMarkets.

E o motivo principal é a conveniência e praticidade trazidas por estas soluções ao ambiente empresarial. De acordo com o relatório, as companhias que projetam investir em Comunicações Unificadas apostam em aumento da produtividade. E esta percepção é tão presente que não apenas grandes empresas estão atentas a esta tendência: as pequenas também começam a notar os benefícios e a se interessar por esta tecnologia.

Como as ferramentas de Unified Communications (UC) aumentam a produtividade? Tornando o ambiente mais integrado e aproximando pessoas. Esta tecnologia possibilita reunir equipes separadas geograficamente em call conferences ou vídeo conferences com alta qualidade de áudio e vídeo, evitando que a distância se torne um empecilho para a produção.

Além disso, as soluções aumentam a colaboração entre as equipes, oferecendo recursos para que projetos sejam trabalhados durante as reuniões à distância da mesma forma que o seriam presencialmente – boas ferramentas de UC trazem funcionalidades para que os times interajam com os projetos apresentados, podendo fazer adições, modificações, evoluções nos arquivos a partir de qualquer lugar.

Sem falar na economia gerada. Com as soluções de UC, que possibilitam integrar equipes espalhadas geograficamente em reuniões embasadas em recursos de alta qualidade, as empresas economizam em transporte, evitando o deslocamento desnecessário ou excessivo de profissionais.

Tanto que o levantamento mundial “Estado da Comunicação” mostra que infraestruturas de comunicação baseadas em IP geram para as organizações uma economia de 43% em relação aos sistemas tradicionais de PABX. No estudo, 90% dos entrevistados destacaram ferramentas de colaboração IP online, comunicações unificadas (UC) e videoconferência IP como suas tecnologias favoritas.

Já a pesquisa da MarketsandMarkets mostra também que, ao longo dos anos, as ferramentas de Comunicações Unificadas evoluíram muito no quesito “experiência do usuário”, com interface e recursos cada vez mais fáceis de usar, o que tem intensificado a utilização destas soluções nas empresas, movimentando o mercado e melhorando a comunicação intra e inter-escritório.

Os abundantes recursos da tecnologia de Unified Communications e Colaboração – voz, vídeo, web, mensageria, chats, e-mail, entre outros – pode ser um motor de crescimento não apenas para a competitividade das empresas usuárias, como também para tendências de mercado, como a da virtualização da força de trabalho.

Não à toa, este mercado chama atenção e tende a crescer a uma taxa composta de 27,5% nos próximos quatro anos. Ponto para as companhias que apostarem em UC.

Unified Communications: economia, produtividade e crescimento
Avalie este post

Posts Relacionados:

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked