Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile
Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile

O conceito de BYOD (Bring Your Own Device) tanto não é mais novidade que até já ganhou um primo de primeiro grau: CYOD (Choose Your Own Device), trazido à tona pela consultoria IDC em pesquisa divulgada este mês.

Sopa de letrinhas à parte, as siglas não são mais do que o reflexo de um mercado que não para de crescer – só este ano, 53 milhões de dispositivos móveis inteligentes devem ser vendidos no Brasil, dos quais 13% serão tablets e o restante, smartphones, também segundo dados da IDC, que são reforçados por outra consultoria global, o Gartner, que anunciou em recente estudo a máxima de que “os CIOs não podem mais pensar que o BYOD é uma tendência. Ele está chegando ao Brasil”.*

Apesar de todos estes dados, para sua surpresa, este não é um post sobre BYOD, CYOD ou qualquer outro membro da família, mas sim sobre MDM (Mobile Device Management), o pai de todos os recursos para gestão destas tendências já instauradas no mercado corporativo brasileiro.

Trocando em miúdos, se os dispositivos são trazidos pelos funcionários para dentro da empresa, ou se são fornecidos pelo empregador aos colaboradores para uso no trabalho, qualquer caso requer gestão efetiva, inteligente e adequada para ampliar a produtividade e garantir a segurança da corporação.

Entretanto, o que parece uma obviedade ainda tem pouca atenção de boa parte das companhias brasileiras: outro estudo da IDC mostra que, de 204 líderes de TI ouvidos entre fevereiro e junho deste ano, somente 9% afirmaram já ter programas de gestão de dispositivos móveis implantados em suas organizações.

Já 59% planejam adotar tecnologias para este fim em breve, 15% garantem que o farão ainda em 2013 e 77% até 2015.

Dados preocupantes para um mercado que tem à mão soluções passíveis de melhorar em muito este quadro, já que um sistema de MDM não apenas protege, monitora e gerencia os dispositivos móveis utilizados na rede de uma empresa, como também auxilia na integração entre estações móveis de trabalho, permitindo transformar a salada de notebooks, tablets, smartphones, terminais POS, impressoras móveis e outros devices em um ambiente coligado, bem gerido e produtivo.

E opções para aderir a estas tecnologias não faltam – em modelo SaaS, de serviços gerenciados, on demand ou híbridas, as plataformas MDM estão no mercado para ajudar a maximizar produção, proteção e lucro.

Vai ficar de fora?

 

*Declaração da consultoria divulgada na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center 2013, realizada em abril de 2013, em São Paulo.