Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

As maiores companhias de tecnologia firmaram acordo para oferecer mais informações quanto às suas normas de privacidade antes que usuários baixem aplicativos, a fim de proteger os dados pessoais de milhares de consumidores.

O acordo prevê que Amazon, Apple, Google, Microsoft, Research In Motion e Hewlett-Packard — além dos programadores que criam software usando suas plataformas — revelem de que forma utilizam dados privados, antes que um aplicativo seja baixado. (Fonte: Link do Estadão).

Pergunto-me: Por que, após tantos anos, alguns de nós, que já possui uma parte significativa da vida exposta na rede, discutimos privacidade nos níveis descritos pelas companhias?

Especialmente no Brasil, onde tem se clamado tanto por essa liberdade, creio ser incoerente o protesto. Na verdade, acho que há uma confusão de sentidos: “quero liberdade para falar e criticar, porém não quero ser identificado”.

Obviamente, não estou aqui falando da liberação de dados confidenciais e pessoais restritos. Mas precisamos definir se discutiremos valores no sentido moral ou monetário.