Cleber Calegari é executivo de Negócios
Cleber Calegari é executivo de Negócios

Cada vez mais inserida em vários setores do nosso cotidiano, na educação a tecnologia também se faz dia a dia mais presente. Nas universidades, por exemplo, tablets, computadores e celulares já são, muitas vezes, acessórios comuns ao processo de aprendizagem.

Em pesquisa realizada recentemente pela Intel, 77% dos brasileiros entrevistados afirmaram acreditar que as instituições devam se apoiar na tecnologia para garantir melhorias no sistema educacional.

E dentro deste quadro, a modalidade de Ensino a Distância (EAD), que facilita a especialização e aprendizado no dia a dia cada vez mais corrido das pessoas, desponta como uma tendência cada vez mais forte. Resultado da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), esta opção conta, hoje, com uma extensa oferta de soluções para garantir o atendimento e a troca de informações com o usuário de maneira rápida, real e satisfatória.

Nesta linha, entram ferramentas como:

  • Aplicativos de comunicação para dispositivos móveis. A mobilidade invadiu as escolas e universidades, não há porque não fazer uso dela para fomentar as práticas de ensino.
  • Com a mobilidade, vem também o ambiente educacional e a preocupação com a segurança. É o BYOD invadindo o campus! Ferramentas de gestão de acesso e recursos de segurança da informação são fundamentais também no meio acadêmico e escolar.
  • Se a aposta está na mobilidade e no online, não pode faltar uma boa arquitetura Wi-Fi, que possibilite a transmissão de sinal wireless com qualidade, continuidade e que suporte as demandas pedagógicas como recursos digitais de ensino e aprendizagem.
  • Não é só a relação de ensino que está no visor: a gestão de todos os processos escolares também pode contar com a tecnologia. A TIC está aí para auxiliar na gestão escolar, aposte nela.
  • Chats – Além de permitir interação entre aluno e professor, este recurso também permite que o estudante crie fóruns e troque conhecimento com outros usuários. A distância não é problema algum quando se tem uma ferramenta, utilizada em desktop ou dispositivos móveis, que permita comunicação em tempo real com professores e colegas, não é mesmo?
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem – O objetivo principal desse espaço é a gestão dos cursos EAD, que são separados por salas virtuais, possibilitando aos professores acompanhar o desempenho dos alunos.
  • Videoconferência – permite a interação visual entre aluno e professor. Esse recurso é bastante utilizado nos polos de atendimento.

Eis um campo a ser muito bem explorado. E que campo: segundo informações da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), atualmente há mais de 1 milhão de alunos matriculados via EAD no Brasil, só no ambiente de graduação.

Soluções wireless, mobilidade, aplicativos específicos, software e hardware alinhados às demandas de aprendizado e especialização. As TICs proporcionam uma grande evolução ao campo da educação. Invista nelas!

Fonte:

http://bit.ly/1qjAKUz