Cleber Calegari é executivo de Negócios
Cleber Calegari é executivo de Negócios

Entra em vigor este ano um programa do Ministério da Educação que prevê a compra, pelo governo, de tablets para distribuir a professores da rede pública. O projeto, que vai começar pelo ensino fundamental e se expandir, em um segundo momento, a todos os níveis da educação pública, é um passo firme para evoluir um dos setores que é pilar de uma sociedade evoluída e bem estruturada.

Afinal, na era da Web 3.0, como se pode pensar em uma escola desconectada? Na era do BYOD, CYOD e outros termos que permeiam nosso dia a dia cada vez mais frequentemente auxiliando empresas e governos a melhorarem seus índices de produtividade, como imaginar o ensino sem muni-lo de tecnologia?

Este movimento, que ganhou força inicial nas escolas particulares, por meio da adoção de lousas digitais, mesas interativas, computadores, tablets e afins, recebe desta ação do MEC uma injeção de ânimo.

A iniciativa do Ministério deve tornar o ensino público mais efetivo e interativo, já que, a partir dos tablets, os professores ampliarão na proporção da web o leque de conteúdos com os quais incrementar o desenvolvimento das aulas, além de expandir suas opções de contato com os alunos, criando uma ponte de interação que facilita a comunicação instrutor – instruído, agiliza o diálogo e culmina numa melhora do aprendizado. Todos ganham.

Sem falar no atrativo da tecnologia para cativar o aluno, aguçando seu interesse pelo conhecimento. Afinal, as novas gerações estão cada vez mais exigentes e menos pacientes com a boa e velha cartilha de papel, lápis, borracha, caneta e caderno.

Não se trata de substituir a tradicional estrutura de ensino, público ou privado, mas de complementá-la com todas as possibilidades que a tecnologia permite agregar.

E isso vai além dos tablets ora tratados na oferta do MEC às escolas públicas – este é um bom exemplo da evolução do ensino via tecnologia, mas não é o único e nem deve ser.

Se queremos uma sociedade cada vez melhor, precisamos investir na educação, e a tecnologia tem de estar no cerne desta construção.

Os tablets são uma ótima opção para sala de aula, e como eles há muitas outras soluções que podem e devem estar presentes no cotidiano das instituições de ensino, de qualquer setor, de qualquer nível, para garantir a evolução do ensino.

Modernização traz eficácia, e nisso entram soluções de hardware, software, aplicativos para professores, gestores de escolas, estruturas de rede para suportar este ambientes, serviços diversos de que o meio corporativo já se beneficia há tanto tempo, e que o segmento educacional precisa estar atento, se quiser desfrutar dos mesmos ganhos.

Com modernização na educação, ganha toda a sociedade. Investir neste setor é nota dez!