Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão

A velocidade do trabalho interfere diretamente na mudança de perfil dos profissionais. Os novos trabalhadores consideram que liberdade, flexibilidade, mobilidade e tecnologia sejam características essenciais para que se mantenham produtivos e obtenham maior satisfação no dia a dia durante as suas atividades.

Assim surge um novo conceito de trabalho chamado “Smarter Working”, ou seja, “Trabalho mais Inteligente” focado em encontrar soluções para as necessidades identificadas pelos novos profissionais, proporcionando que esses trabalhem como, quando e onde desejam. Com isso, as companhias são desafiadas a repensar seus conceitos levando em consideração o ambiente de trabalho como um todo e também o comportamento das pessoas.

Isso mostra mais uma vez que a “era do individuo”, a mobilidade e a liberdade são fatos inexoráveis e irrefutáveis. Profissionais e seus empregadores devem se preparar para quebrar paradigmas antigos envolvendo relações trabalhistas, pessoais, de mercado, entre outras. Tecnologias como VDI – vídeo conferência – viram pré-requisitos para os novos clientes da rede. E por falar em rede, imagine quantas redes precisaremos!

A disponibilidade será um fator determinante na escolha de fornecedores de telecom.