Hélio Noronha, gerente Comercial do Grupo Binário.
Hélio Noronha, gerente Comercial do Grupo Binário.

De acordo com a consultoria KPMG, 50% das empresas estão aderinado a cloud computing para diminuir seus custos. Muitas delas, por ver a tecnologia como oportunidade para expressivos avanços e transformações nas organizações, e o fato é que estes não são mais motivos, são uma realidade.

À medida que o público final vai adequando práticas e se familiarizando às rotinas, a cloud computing vai ganhando aderência e atraindo investimentos no mercado. A pesquisa da consultoria, que ouviu cerca de 500 executivos de empresas do mundo inteiro, incluindo o Brasil, salienta que 42% dos entrevistados já sentem melhorias, mesmo em projetos recentes.

E por quê? Uma das razões, porque a nuvem responde bem à necessidade de atividade e acesso full time dos dias de hoje. A flexibilidade e mobilidade agregadas por esta tecnologia aumentam a relação e as interações tanto com clientes, quanto com parceiros e fornecedores.

Em tempos de instabilidade financeira, nada melhor do que aumentar a produtividade, renovando o fôlego dos negócios. Tanto que 54% dos respondentes revelaram que, com a adoção da nuvem na cultura organizacional, observaram ganho de produção e aumento considerável no nível de satisfação de sua equipe.

Com benefícios como este, além da redução de custo que traz por minimizar gastos com infraestrutura, a cloud desponta como tendência absoluta em outros estudos importantes. A Frost & Sullivan, por exemplo, estima que o mercado de computação em nuvem global deve chegar a US$ 86 bilhões em investimentos em 2016. No Brasil, a expectativa é de R$ 2,8 bilhão até 2018. A média de crescimento anual é de 9,5% para as cifras previstas.

E toda esta transformação causada pela adoção da cloud computing vem demandando modificações no planejamento das empresas. Investimentos em novas plataformas e ferramentas de comunicação, em estratégias renovadas e mais abrangentes de segurança, são exemplos disso.

Muito embora os tais investimentos em segurança ainda estejam aquém do necessário, segundo diversas pesquisas de mercado. É preciso aumentar o foco nisso, não apenas no que tange à prevenção, mas também quanto ao gerenciamento de violações – pois o pior pode acontecer, mas se estiver previsto, trará menos danos.

Inserida de vez na pauta do mercado, a cloud traz na carona muitas novas formas de trabalho, como a própria mobilidade, que tendem a gerar ainda mais novos dispositivos, processos e rotinas. Todas tecnologias que impulsionarão o engajamento e desenvolverão a comunicação com colaboradores, parceiros e clientes.

Um leque de novas opções que mais e mais tornam-se diferenciais no mercado. Aproveite, lance mão dos recursos, mas atente para que sejam adequados ao perfil exato de trabalho e demandas da sua empresa, com recursos e políticas de segurança e gestão desenvolvidos para ela. Infraestrutura, solidez, planejamento e rigidez quanto às normas regulatórias permitirão explorar todo potencial da cloud computing aí mesmo, no seu negócio.

Fontes:
http://goo.gl/4WCt5F
http://goo.gl/A2IJem
http://goo.gl/JVa3kY