Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.
Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.

A rotina de trabalho, o trânsito, a correria do dia a dia vai nos deixando mais e mais saturados, chega a sexta-feira e estamos no limite do cansaço e do estresse. É hora de parar e avaliar o que faz bem, o que vale a pena e o que você realmente quer.

Você já parou para pensar se o trabalho o faz feliz? Não é só a questão financeira que deve entrar na discussão: se a sua atividade profissional não proporcionar bons momentos e satisfação pessoal, dificilmente você será feliz e capaz de aproveitar as oportunidades que surgirem.

Que tal se fazer algumas perguntinhas e avaliar o seu nível de felicidade?

Você gosta do seu trabalho?
O ambiente em que atua lhe proporciona bons momentos?
Acredita nas tarefas que realiza?

Se você responder “não” a pelo menos uma dessas perguntas, isso não quer dizer que precise mudar de emprego imediatamente, mas que algumas revisões são necessárias. Muitas vezes é possível tornar o ambiente de trabalho mais agradável, e, embora isso nem sempre dependa de nós, é possível tomar algumas atitudes para torna-lo mais leve e satisfatório. Vão aí algumas dicas:

  • Ficar longe das reclamações pode tornar seu dia mais leve, afinal, nem sempre as reclamações dos companheiros condizem com o que você pensa. Avalie bem e, se não concordar, dispense e afaste-se.
  • Saiba dividir seu tempo. Focar em apenas um setor de sua vida o torna um ser humano mais cansado e menos realizado. O ideal é criar rotinas que permitam atender à vida profissional e pessoal com qualidade, mas sem exageros: lembre-se, você não é e nem precisa ser o Super Homem ou a Mulher Maravilha;
  • Exagerar na carga horária também não vai ajudar. Se o fizer, o dia seguinte será sempre mais cansativo;
  • Não deixe a insegurança te dominar, a admiração e valorização surgem para pessoas que falam, mostram o que são capazes de fazer bem, e que não têm medo do julgamento;
  • Se não existem desafios, busque-os. Novas conquistas nos despertam para um novo mundo de possibilidades;

Já seguiu essas dicas? Não deu certo?
Hora de buscar novas oportunidades que estejam alinhadas ao seu dia a dia e a suas expectativas.

Resumindo: qualifique-se, dê o melhor de si e cultive o seu bom humor. Se algo sair do planejado, não deixe que isso estrague sua rotina. Corrija e retome a rota – não é um desviozinho que irá atrapalhar todo seu caminho, certo? Lembre-se que o trabalho ocupa o seu dia todo, torná-lo mais agradável e produtivo, sendo mais feliz com ele, é papel seu.