banner_empresa_ptSai ano, entra ano e a preocupação com a Segurança da Informação só aumenta. A cada dia surgem novos tipos de ameaças cibernéticas e acompanhá-las, além de se proteger delas, tem sido um baita desafio! No entanto, a prioridade das empresas é exatamente essa e não podia ser diferente: a segurança dos seus dados de uma organização está em primeiro lugar.

A popularização dos smartphones e tablets resultou em um movimento conhecido como BYOD (Bring Your Own Device), que é o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho, possibilitando ao funcionário realizar suas atividades de qualquer lugar. Se por um lado esse conceito pode trazer mais produtividade, por outro lado pode trazer também ameaças cibernéticas e tornar vulnerável a rede corporativa. É neste cenário que entra a importância das empresas em estabelecerem políticas de segurança para proteger a sua rede e conscientizar seus colaboradores sobre as responsabilidades no ambiente corporativo.

No trabalho ou em casa, a internet e os dispositivos móveis nos proporcionam facilidades. Estamos em um momento em que fazemos tudo, ou quase tudo, pela internet. Difícil encontrar alguém que ainda saia para comprar um presente, por exemplo, pois as vantagens da internet são muitas, como evitar o trânsito; não precisar procurar vaga e/ou estacionamento; e o melhor: não precisa enfrentar filas para comprar e pagar suas compras. Mas de que adianta essa facilidade se você estiver colocando em risco os seus dados?

Em uma pesquisa recente, realizada pela Symantec, detectou-se que o volume de spams e a posição do Brasil em rankings de ataques cibernéticos caíram, em compensação o volume de informações pessoais roubadas aumentaram e muito, em 2012 foram 93 milhões de dados roubados e em 2013, esse número saltou para 552 milhões!

Para os usuários finais listamos algumas dicas que podem ajudar a proteger seus dados e, consequentemente, se utilizam seus dispositivos nas empresas, também ajudará a trazer mais segurança e tranquilidade para o ambiente corporativo, são elas:

  • Fuja de software suspeito;
  • Bloqueie os pop-up;
  • Cuidado ao clicar em links compartilhados nas redes sociais;
  • Mantenha seu antivírus e todos os serviços de segurança atualizados;
  • Assista a vídeos em sites conhecidos;
  • Não armazene senhas no seu navegador;
  • Altere suas senhas pessoais de vez em quando;

E lembre-se: presentes gratuitos online não existem!

 

Fontes:

http://bit.ly/1lwZxzh

http://bit.ly/1lJI0TA

http://glo.bo/1erODpB