“A rede como conhecemos chegou ao fim”, prevê o especialista em SDN Kireeti Kompella, CTO e arquiteto-chefe para SDN da Juniper Networks. Em uma palestra realizada no dia 14 de agosto, numa parceria entre Juniper e Grupo Binário, o executivo desvendou a SDN (Software Defined Network) e como esse tipo de solução está redefinindo as redes e a indústria de networking.

Kireeti Kompella, CTO e arquiteto-chefe de SDN da Juniper
Kireeti Kompella, CTO e arquiteto-chefe de SDN da Juniper

“O modelo atual é muito ‘box centric’ e dificulta a visualização do todo de uma rede. Quando olhamos para toda a rede, conseguimos enxergar os gargalos com mais facilidade”, afirma Kompella. E garante que esse pensamento é uma quebra de paradigma que traz o fim do vendor lock-in e a redução drástica do CapEx, levando à inovação e dando mais valor para o software, e não mais para o hardware.

A SDN permite que as equipes de TI visualizem a rede como um todo, e não apenas um ponto da rede dentro de um modelo totalmente programável e que traz muitas vantagens, facilidades e benefícios.

“O grande ponto é adotar uma nova postura diferentemente daquela já adquirida com as redes box-centric, que exigem confirguração física, de low-level e estática”, ressalta Kompella. Segundo ele, ao aderir a esse modelo, a configuração passa a um nível mais alto e os detalhes físicos são deixados de lado. E destacou também que a SDN vai muito além do data center, podendo ser implementada em WAN ou edges: “Estamos apenas no início da SDN. Ainda há muito o que se fazer com essa tecnologia”.

Para saber mais sobre SDN, acesse:  https://www.juniper.net/us/en/dm/sdn/