SD-Wan

Uma rede de área ampla definida por software, ou SD-WAN é uma arquitetura WAN virtual que permite que as empresas aproveitem qualquer combinação de serviços de tráfego de rede — incluindo MPLS, LTE e serviços de Internet de banda larga — para conectar com segurança os usuários aos aplicativos.

Uma SD-WAN usa uma função de controle centralizada para direcionar o tráfego de forma segura e inteligente pela WAN. Por este motivo, a maioria das empresas veem essa tecnologia como uma alternativa para reduzir seus custos de conectividade. Mas será que essa é mesmo uma boa alternativa?

A melhor forma de definir se a SD-WAN é a opção adequada para uma rede é entender o seu Retorno sobre o Investimento (ROI). Não há dúvidas que essa tecnologia aumenta o desempenho do aplicativo, resultando em melhor experiência do usuário e maior produtividade dos negócios — mas calcular isso termos financeiros pode ser complicado.

O ROI completo da SD-WAN é uma mistura de componentes rígidos e flexíveis, aumentando a capacidade e disponibilidade gerais da rede e reduzindo a carga operacional de gerenciamento da rede. Para te mostrar, abaixo separamos os principais drivers a ser considerados para entender o retorno financeiro que a SD-WAN traz. Acompanhe conosco:

O cálculo do ROI da SD-WAN

Existem várias maneiras de medir o período de retorno financeiro da implantação da SD-WAN. Muitas organizações justificam seus casos de negócios e custos estimando o retorno do investimento (ROI) ou o tempo necessário para que a economia exceda o custo da implantação da solução SD-WAN.

A largura de banda, a manutenção, o gerenciamento e o suporte tradicionais de rede de área ampla (WAN) representam uma parte significativa do orçamento de TI de uma organização. Com a oferta certa, a transição de uma WAN tradicional para uma SD-WAN pode fornecer vantagens significativas de preço e desempenho, sem sacrificar a confiabilidade ou a Qualidade de Experiência (QoE) da aplicação.

O período de retorno para uma solução SD-WAN variará com base na arquitetura, tecnologia e modelo de negócios. Mas, independentemente do tamanho da rede em que ela será implantada, alguns fatores-chave são comuns na hora de calcular o ROI.

Os drivers do ROI da SD-WAN

Uma SD-WAN de negócios possui quatro drivers distintos que oferecem benefícios demonstráveis para empresas em relação aos modelos tradicionais. São eles:

1. Economia de OPEX

O OPEX normalmente representa uma grande parte dos orçamentos de TI devido às despesas de contratação, treinamento e pagamento de profissionais de TI. Com a plataforma SD-WAN, não apenas o hardware é consolidado e simplificado, mas o gerenciamento é centralizado para fornecer uma visão holística de toda a WAN.

Isso reduz a necessidade de profissionais de rede altamente qualificados e elimina a configuração manual, dispositivo a dispositivo, propensa a erros. Um benefício adicional é a QoS e a configuração e aplicação de políticas de segurança mais consistentes em toda a empresa.

2. Evitam perdas de produtividade

Muito foi falado sobre os benefícios de desempenho que a SD-WAN pode oferecer — e por boas razões. Uma SD-WAN permite o melhor desempenho de aplicativos críticos, garantindo que cada pacote de dados siga o caminho de menor resistência na rede.

Além disso, esses sistemas vêm com recursos de priorização integrados, o que significa que um funcionário que navega na Web durante a hora do almoço não terá prioridade sobre um membro da equipe que faz uma ligação VoIP importante para um parceiro.

3. Redução nos custos de firewall

As arquiteturas de WAN convencionais são rígidas e complexas para gerenciar e exigem roteadores, firewalls e dispositivos de opção WAN separados.

Uma SD-WAN unifica o firewall, bem como o encadeamento de serviços automatizados para firewalls de próxima geração e serviços de segurança hospedados na nuvem — quando é necessária uma inspeção de tráfego mais rigorosa — que permite que as empresas evitem gastos incrementais com firewall adicional capacidade ou gerenciamento. Isso reduz os gastos de CAPEX e OPEX enquanto protege a rede.

4. Melhor aproveitamento das redes disponíveis

As soluções SD-WAN também permitem que uma empresa aproveite efetivamente todas as suas conexões de rede disponíveis em sua capacidade total — mesmo aquelas que antes eram utilizadas apenas para backup.

Ter uma conexão extra à prova de falhas como essa é beneficial; pagar por recursos de conectividade usados apenas uma fração do tempo pode se tornar consideravelmente caro.

Mesmo com todas as vantagens que a SD-WAN pode oferecer, algumas organizações ainda hesitam em implementar essa tecnologia devido a preocupações com o retorno do investimento.

Com novos modelos de aquisição disponíveis, incluindo assinatura, a implantação da tecnologia SD-WAN é ainda mais fácil do que antes. As organizações que adotam essa tecnologia, como uma aquisição de CapEx ou um item de linha OpEx, descobrem que o investimento valeu a pena.

Quer descobrir você também o ROI que a SD-WAN pode trazer para sua empresa? Veja como os serviços do Grupo Binário podem te ajudar!