Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

Um estudo recente provou que as operadoras móveis deixaram de ganhar por conta da popularização das redes sociais. Os principais vilões da redução de lucro são: o Facebook, Whats App e o Twitter. Em 2011 elas fizeram com que as empresas que oferecem SMS perdessem US$ 13,9.

Expandindo um pouco mais o olhar sobre a informação dada por esse estudo, poderíamos dizer que não há exatamente uma perda de receita, até porque olhando o número das operadoras, o que vemos são acréscimos nos resultados.

Experimentamos uma transferência de resultado em função de uma latente mudança no comportamento dos usuários, que buscam mais mobilidade, mais comunicação, mais dispositivos móveis (tablets e smartphones), mais disponibilidade, mais rapidez (LTE), mais acesso (qualquer lugar), mais segurança (Ipv6), ou seja, o mercado está exigindo e, se as operadoras não conseguem entregar, se busca em outro lugar.

 Como usuário, estou disposto a abrir mão de um pouco de qualidade em função da gratuidade, mas totalmente indisposto a pagar por um serviço incompleto ou sem qualidade.