Camila Inácio é Especialista Pré Vendas
Camila Inácio é Especialista Pré Vendas

Não tem jeito: a segurança da informação e o gerenciamento de eventos (SIEM, do inglês para Security Information and Event Management) têm de ser prioridade para segtoda empresa que queira manter sua infraestrutura de aplicações e dados protegida.

Tem de ser, e é: de acordo com um levantamento do Gartner, as empresas globais deverão gastar cerca de US$ 71,7 bilhões com segurança da informação em 2014, alta de 7,9% sobre 2013, e este volume deverá crescer para US$ 76,9 bilhões em 2015.

Destes investimentos, grande parte se destina à prevenção contra a perda de dados, muito em função das tendências que vêm inundando o ambiente corporativo, como cloud computing, mobilidade e BYOD, redes sociais e afins.

E se investir em segurança é preciso, valorizar o investimento com soluções realmente eficientes é precioso. O Juniper Analytics Secure é exemplo destas soluções: além de permitir a consolidação automática de grandes volumes de dados de eventos registrados em milhares de dispositivos Juniper e não-Juniper, ainda promove a análise de terminais e aplicativos em tempo muito próximo ao real.

A ferramenta também oferece gerenciamento inteligente de ameaças de segurança, funcionalidade que ajuda a descobrir e responder rapidamente às ameaças muitas vezes não atendidas por outras soluções.

Aumento da visibilidade da rede e controle, com integração de informações de dispositivos diversos da rede e geração de uma “fotografia” que permite avaliar o comportamento da infraestrutura de rede é outro recurso do Secure Analytics que merece destaque.

Além disso, a ferramenta faz a gestão eficaz da postura de conformidade das empresas, suportando uma grande variedade de iniciativas de conformidade. Ponto essencial para assegurar a boa governança, com gestão eficiente dos serviços e recursos de TIC.

Benefícios que saltam aos olhos, e ainda mais quando se sabe que o Brasil foi o país latino mais perigoso em termos de ciberameaças no primeiro semestre de 2014, com quase 11 milhões de ataques baseados na web e a maior taxa de ameaças locais: nada menos do que 32 milhões de incidentes (dados do Kaspersky Lab). Vale a pena investir em uma solução robusta de segurança, gestão de risco e conformidade, não?