Existem vários problemas que podem acontecer com a internet, mas as soluções wireless podem eliminar grande parte deles

A cada dia que passa, a internet se torna mais importante na vida das pessoas. Quando ela surgiu, em 1969, era chamada de Arpanet e tinha a finalidade de conectar laboratórios de pesquisa, para uma comunicação mais fácil e prática.

De lá para cá, muita coisa mudou. A internet deixou de ser uma tecnologia vista apenas para quem estava em busca de lazer e diversão e já ocupa um lugar determinante no funcionamento da sociedade como um todo. Afinal, é muito difícil encontrar um serviço que não dependa da internet para nada.

Como a importância de seu uso cresceu com o passar dos anos, os problemas que eventualmente acontecem se tornam ainda mais preocupantes. Por exemplo, é impossível imaginar um banco ou uma agência de jornalismo sem conexão à internet por algumas horas.

Os cabos são alguns dos principais problemas que envolvem a internet, já que eles a deixam muito limitada, o oposto do que realmente é essa tecnologia. Felizmente, é possível se livrar de vários desses problemas com o uso de tecnologias como o cloud computing e o Wi-Fi, por exemplo.

 

Principais Problemas com Internet Causados Pelos Cabos

Cabos já são coisas do passado. O futuro é móvel, livre e sem fronteiras. Características que nem de longe combinam com cabos de rede. Confira como resolver os problemas mais comuns e passe longe deles.

 

Falta de Disponibilidade

Nem sempre um roteador é capaz de distribuir a internet entre todos os computadores de uma empresa ou de uma casa, principalmente quando esse número é muito grande.

Uma das possíveis soluções para esse problema é o melhoramento da infraestrutura do ambiente, mas isso demanda instalações complexas e que podem ser bem caro.

Por isso, nada melhor do que utilizar bons roteadores de Wi-Fi para distribuir o sinal por todo o estabelecimento. Assim, a infraestrutura necessária será apenas os cabos de rede para fornecer a internet ao roteador Wi-Fi e tomadas para que eles sejam ligados.

Tecnologia de Computação Mais Atual

Conexão a Computadores Distantes

Além do número de computadores que precisam ser ligados, alguns deles ficam muito longe dos roteadores. Passar um cabo de vários metros para poder interligá-los é algo cada vez mais defasado.

O alcance dos roteadores Wi-Fi pode chegar a um raio de até 100 metros em uma área livre, o que elimina a necessidade de passar vários fios por todo o lugar.

Se for um ambiente muito grande ou com muitos obstáculos, o melhor a se fazer é comprar um roteador com maior capacidade ou então investir em repetidores de sinal.

 

Infraestrutura Complicada Para Sistemas de Computação

Já se foi o tempo em que era necessário contar com um servidor gigante para o funcionamento de um sistema de computação. Hoje em dia, o cloud computing é uma tecnologia muito mais inovadora e prática para todo tipo de empresa.

Além da segurança que essa tecnologia proporciona, a empresa poderá armazenar seus dados na nuvem, para se livrar dos cabos, e terá à sua disposição um sistema escalável. Grandes empresas mundiais adotam esses sistemas a cada dia que passa, e a tendência é a de que ele seja cada vez mais comum.

Alguns dos sinais para investir em cloud computing são o interesse em inovação, análise de dados e economia.

Empresas que estejam em busca disso encontrarão nesse sistema de computação em nuvem a melhor solução possível.

O cliente pode optar pela cloud pública, pela cloud privada ou pela cloud híbrida, de acordo com suas necessidades. Assim, a empresa terá  todas as suas necessidades atendidas e obterá o melhor custo-benefício possível.

 

Cloud Computing: a Tecnologia de Computação Mais Atual

A computação em nuvem é uma tecnologia que já é um pouco antiga, mas vem ganhando força nos últimos anos. Esse conceito já está disponível no Brasil e pode ser adotado por todos os tipos de empresa.

Não importa qual seja o porte ou o segmento da companhia, a computação em nuvem pode ser adotada e trazer uma série de benefícios. Portanto, os  cloud computing podem ser ainda melhores, e quem começar a utilizar essa tecnologia já estará alguns passos à frente da concorrência.