Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

A Lenovo e a Polycom anunciaram um acordo para entregar as soluções Polycom® RealPresence™ HD Vídeo e HD Voice™ em laptops e tablets da Lenovo. As duas empresas desenvolverão soluções inovadoras que otimizam e embutem as soluções de colaboração via vídeo Polycom RealPresence em tablets Lenovo, entregando experiências de colaboração de alta qualidade para  os usuários finais, a partir de qualquer local. (fonte: Portal Segs)

O que percebemos é que a “Era dos Indivíduos” se acentua cada vez mais e de forma mais rápida. Todos os movimentos da indústria de TI, em todas as suas camadas, movem-se no sentido da disponibilidade do individuo, aonde quer que ele esteja e, em qualquer tempo.

 O acordo apresentado ao mercado pela Polycom e a Lenovo surpreende por ser o primeiro, mas não pela motivação. O que costumeiramente chamamos de “Unified Communications” ganha um contorno mais profundo em conjunto com as comunicações por vídeo e voz sobre IP.

Notadamente, por inúmeros e legítimos motivos precisamos dar aos nossos executivos (clientes finais) a disponibilidade e o acesso que precisam, diminuindo as amarras e as dificuldades de transporte, infra, segurança, velocidade, entre outras. Certamente, durante as discussões sobre investimentos e budgets para as áreas de TI, ambas as empresas sairão à frente nos cálculos de TCO e os novos Chief Integration Officer (CIO) terão uma ferramenta palpável para eliminar um dos obstáculos à sua frente abaixo do Cloud Computing.