Douglas Alvarez, diretor Comercial da Unidade de Negócios Enterprise do Grupo Binário.
Douglas Alvarez, diretor Comercial da Unidade de Negócios Enterprise do Grupo Binário.

O mercado mudou, a transformação digital das empresas não é mais sequer novidade: são incontáveis novas aplicações para facilitar as tomadas de decisões, investimentos em Big Data e Cloud Computing pululando, tanto movimento envolvendo TIC e negócios diretamente atrelados que não é mais possível gerir a tecnologia da mesma forma a que os cargos de chefia deste setor estão – ou estavam – acostumados.

Há um novo cenário, e, para geri-lo, um novo CIO é requisitado. Este novo profissional é cada vez mais ativo e tem um papel muito mais atuante e direto no desenvolvimento dos negócios das organizações.

Como chegar lá? Começando por falar a mesma língua. O primeiro passo a ser dado pelo CIO é na direção do bom relacionamento com os demais setores da empresa. O cargo, que trabalha com procedimentos e nomenclaturas de ordens restritamente técnicas, terá de lançar mão de uma comunicação mais clara e objetiva, para que as nformações trabalhadas tenham um nível muito mais alto de absorção por parte das outras governanças e, também, por todos os funcionários da companhia, pois é deles, os usuários, que vêm as demandas diárias a que a TIC tem de responder.

Uma sintonia fina entre CIO, CEO e demais membros do time é essencial no processo.

Transdisciplinaridade e alinhamento com todas as áreas. O CIO do futuro precisa ser um executivo que propõe iniciativas de aplicação de recursos tecnológicos para potencializar resultados dentro da estratégia da organização. Fortificar e fomentar a cultura de inovação, mas sempre estreitamente ligada às áreas e processos de negócio, é um bom caminho.

Outra palavra de ordem é retorno. A função de CIO irá requerer uma forte liderança administrativa, modificando as relações da própria organização em função da realidade mais “digitilizada” do mercado. É por aí que ele fará com que a TIC agregue valor visível ao negócio.

E, convenhamos, isso não é um trabalho assim tão árduo, afinal, há anos transitam pelos sistemas de TIC as informações e métricas de todo o processo empresarial. Um conteúdo que proporciona dados que podem ser convertidos em programas e estratégias voltados para as diversas áreas do negócio, focando não somente a tradicional redução de custos, mas também e principalmente a prospecção de receitas e aumento da eficiência.

Tudo isso mais um forte tino comercial e inteligência de mercado compõe o novo CIO, que terá de investir no desenvolvimento de suas habilidades de governança, gerenciamento de pessoas e reconhecimento de talentos. Essa mudança na cultura organizacional das empresas também fará com que o profissional tenha que conquistar a confiança de outros setores, mostrar seu valor e ganhar legitimidade.

Esta postura mais proativa nas iniciativas, impulsionadas por essa transformação no mercado, leva a buscar posições mais estratégicas dentro da empresa, coordenando e orquestrando os mais diferentes projetos em que a TIC pode maximizar ganhos.

Ser mais atuante no processo de transformação, ter uma maior inclinação para projetos inovadores e trazer soluções que alavanquem resultados junto aos clientes de sua empresa. O papel do CIO não será mais somente tático, pois ele agora é também responsável por impulsionar os ganhos da empresa.

Alto grau liderança é a base deste processo de reinvenção, juntamente com a compreensão das rotinas administrativas e o desenvolvimento de um faro comercial mais apurado. Além disso a comunicação com os diversos canais, acelerando processos, aumentando ganhos e obtendo maior eficiência.

Gerenciar pessoas também será fundamental, visto que, quanto mais ficam complexas as relações e o nível de informação vai se tornando cada vez maior, as demandas se tornam mais distribuídas e a base de talentos se torna mais diversificada e difusa, tornando as habilidades de compreensão e tomadas de decisão, competências adicionais importantes para um CIO. Afinal, nós todos sabemos: uma empresa é feita de pessoas. A TIC também.

Fontes:

http://goo.gl/HhdE3H

http://goo.gl/gqEK4N

http://goo.gl/BPwFam

http://goo.gl/gs35yc

http://goo.gl/GAFAoD