Sergio Igarashi é Analista de Programação do Grupo Binário
Sergio Igarashi é Analista de Programação do Grupo Binário

Não é difícil encontrar pessoas que andam todos os dias portando o carregador de seu smartphone. Na realidade, é difícil achar pessoas que conseguem utilizar seu aparelho  durante todo o dia sem carregar ao menos uma vez, isso serve também para os melhores dispositivos do mercado.

A duração da bateria do smartphone é uma questão que incomoda muitos usuários, a maior queixa é a queda no desempenho da bateria do aparelho após alguns meses de uso. O grande problema é que, nem sempre, a causa dessa queda de desempenho é “culpa” do aparelho em si. Muitos usuários utilizam seus dispositivos sem alguns cuidados, e isso afeta diretamente a performance do dispositivo.

Muitos usuários deixam ou esquecem funções como GPS e Bluetooth ativadas constantemente, e isso aumenta potencialmente o consumo de energia do aparelho, assim como o tráfego de dados via 3G.  O ideal é desativar o 3G sempre que não estiver utilizando, isso irá prolongar suas horas de uso do smartphone.

Na parte de aplicativos, é de conhecimento de grande parte dos usuários que jogos ou aplicativos que utilizam funções de câmera, exigem bastante dos recursos do dispositivo. Há muitos APPs, sobretudo os de redes sociais,  que deixam processos em execução em seu smartphone, o que em grande escala também prejudica a duração da bateria. Por isso, os aplicativos também merecem atenção, use sempre o gerenciador de aplicações do seu aparelho para encerrar os APPs que você não está utilizando.

Nas lojas de aplicativos, é possível encontrar alguns que ajudam a gerenciar e controlar o uso da bateria do seu dispositivo, como o Juice Defender. Eles mostram a utilização da bateria e criam algumas regras para otimizar o uso da bateria automaticamente, por isso é recomendado a utilização de um desses APPs se você também tem problemas com a bateria do seu smartphone.