Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão

Um relatório publicado pela Juniper Research aponta que enquanto o nível de dados trocados entre dispositivos móveis crescerá dramaticamente nos próximos cinco anos, os provedores de serviço devem reduzir em cerca de 60% o tráfego em suas redes tradicionais.

De acordo com a pesquisa, os provedores de serviços buscam reduzir a demanda em suas redes – alta por conta da proliferação de dispositivos móveis inteligentes – por meio da implantação de redes WiFi próprias e pequenas estações rádio base.     (Fonte: Tele Síntese)

Com base nessa pesquisa, observamos um grande potencial de negócios envolvendo o transbordo das redes 3G e 4G (offload 3G e 4G) no Brasil. O eco sistema de telecomunicações, pela sua precariedade e falta de cobertura, favorece essas ações que, no final do dia, não apenas ajudam na receita dos provedores locais, mas também acabam por suprir a ausência das grandes operadoras junto a determinados mercados.

Creio firmemente que o BNDES e o Banco do Brasil, através de uma ação do Ministério das Comunicações, poderiam favorecer esses provedores com linhas atraentes de financiamento.