O SDN é um conceito que tende a continuar crescendo no ramo da tecnologia e promete aumentar ainda mais a eficiência das redes de computadores

 

Hoje em dia, é raro encontrar alguma profissão ou trabalho que não dependa de nenhuma rede de computadores, principalmente ao lembrar que essa tecnologia é usada desde a etapa da comunicação e divulgação do serviço até sua efetiva realização.

Ninguém duvida que as redes de computação são muito eficientes e mudaram completamente a forma com a qual as pessoas se relacionam com o mundo. Porém, essa eficiência não pode interromper a realização de pesquisas para melhorar ainda mais tal tecnologia.

Um dos conceitos que ganha mais força a cada dia que passa é o de SDN (Software-Defined Networking, ou Rede Definida por Softwares), que colabora diretamente para que o cloud computing também se desenvolva e consiga atender às necessidades atuais das empresas.

Para compreender melhor os benefícios proporcionados por esse conceito, é essencial compreendê-lo em sua teoria.

O Que é o SDN?

Quando se pensa em uma rede de computadores, muitas pessoas associam um hardware que não possui muitas variedades quanto à funcionalidade: elas simplesmente funcionam. Porém, não é assim.

O mercado ainda tem muito o que saber sobre SDN, e é exatamente esse desconhecimento que não os permite pensar em algo mais amplo quando se trata das redes. Essa é uma das principais cartadas da SDN: aumentar a funcionalidade de redes de computadores.

Para traduzir de uma forma mais prática, é como se uma rede computacional fosse o hardware de um computador. Para de extrair o máximo dele, é necessária a presença de um sistema operacional, que seria a SDN.

O SDN e a revolução das redes são dois fatores que andam de mãos dadas, principalmente quando se trata do cloud computing, que por sua só já é uma tecnologia mais aberta e funcional. A união desses dois conceitos pode melhorar exponencialmente os resultados de qualquer empresa.

Como o Cloud Computing e a SDN Podem Beneficiar Uma Empresa

Essa junção pode fazer com que as características de cada um dos conceitos sejam amplificadas. A liberdade e a acessibilidade do cloud computing se aliam ao universo totalmente novo e pronto para ser explorado da SDN, o que abre um leque de possibilidades muito grande.

As redes se tornam mais inteligentes e é possível controlar melhor os dados e informações que passam por ela. Cada um deles pode ter um destino diferente, que será delegado pelo software que gerencia a rede.

Existem também outros benefícios, como o razoavelmente baixo custo de implantação da SDN e uma resposta mais rápida por parte da rede de computadores.

Porém, é preciso tomar bastante cuidado. Existem recomendações para adotar SDN com tranquilidade, como não comprar qualquer sistema sem conhecer plenamente seu funcionamento, avaliar se os benefícios proporcionados pelo sistema podem realmente fazer a diferença para o negócio e adotar todas as medidas de segurança cabíveis.

 

Quando Passar a Utilizar Essa Tecnologia?

Quando o cloud computing surgiu, as características dessa tecnologia fizeram os olhos de todos os amantes da tecnologia brilharem. Eram funcionalidades excelentes, que poderiam revolucionar praticamente qualquer negócio, mas que ainda precisaram de um certo tempo para se estabelecerem no mercado.

Isso também aconteceu e pode ser observado até hoje com o advento da SDN. Afinal, ampliar ainda mais as funcionalidades que a computação em nuvem oferece é um atrativo e tanto.

Muitas pessoas e empresas desejam saber quando migrar para SDN será uma realidade. Esse conceito já existe no mercado e cresce cada vez mais, o que ainda deve continuar acontecendo por bastante tempo.

Uma coisa é certa: toda empresa que aliar o poder do cloud computing com as funcionalidades da SDN estará alguns degraus à frente da concorrência e poderá obter resultados ainda melhores, que podem mudar para sempre sua trajetória no mercado.

 

Redes de Computadores Utilizando o SDN