Saiba o que é preciso pra criar a sua própria cloud privada e garantir mais segurança e agilidade para as suas informações

João Victor Soares, Cloud Architect.
João Victor Soares, Cloud Architect.

Armazenar as informações de uma empresa em cloud é uma das principais tendências na atualidade. A possibilidade de salvar dados utilizando as tecnologias de cloud computing resulta em uma administração menos centralizada e com um fluxo de informações mais dinâmico entre os colaboradores. O que se busca é agilidade e com esse sistema é possível acessar os conteúdos a partir de qualquer lugar.

Há uma série de serviços que fazem essa função gratuitamente hoje em dia, mas a maioria deles são voltados apenas para usuários comuns. Serviços como Dropbox, iCloud, SkyDrive e Google Drive são apenas alguns dos exemplos. Entretanto, no caso das empresas, as mesmas soluções podem não ser as ideais, uma vez que se busca um pouco mais de segurança e alguns itens customizáveis.

 

Segurança e privacidade

A principal razão que faz com que as empresas busquem soluções de cloud privada é o fato de aumentar a segurança e garantir maior privacidade para os seus dados. Em outras palavras, é como se existisse uma busca pelo melhor dos dois mundos: os benefícios que a cloud computing proporciona somados à privacidade e à segurança que os servidores privados são capazes de entregar.

Embora esses ambientes virtuais sejam considerados seguros, ninguém está à salvo. Quanto maior o número de empresas compartilhando um mesmo servidor, mais visado provavelmente ele será por pessoas mal-intencionadas. É justamente para evitar esse tipo de vulnerabilidade que as empresas recorrem às clouds privadas, diluindo os riscos de serem vítimas de algum ataque em massa.

 

A busca por soluções específicas

É justamente aí que entram em cena as empresas especializadas. Existem hoje no mercado dezenas de companhias capazes de entregar soluções personalizadas e ágeis, garantindo segurança e ao mesmo tempo flexibilidade na transferência e no acesso de dados sensíveis. Uma das empresas que atua nesse sentido é o Grupo Binário.

A companhia conta com uma equipe especializada para avaliar, implantar e manter as soluções mais inteligentes quando o assunto é cloud computing. É importante ressaltar que, embora existam softwares de gestão e procedimentos padrão nesses processos, cada novo projeto requer uma avaliação estrutural visando atender as necessidades específicas de cada companhia.

 

Construindo uma cloud privada

Depois que as demandas da sua empresa foram analisadas e um projeto de cloud privada foi elaborado, é hora de deixar que os profissionais coloquem em prática o trabalho, configurando o sistema e deixando as rotas para os fluxos de trabalho preparadas. Nesse momento, é fundamental a sinergia entre o setor de TI da empresa e os profissionais da companhia responsável pela implantação do projeto.

Durante o processo, é também a oportunidade para que aqueles que vão ficar responsáveis por monitorar o sistema posteriormente possam tirar suas dúvidas, concluindo um importante processo de treinamento para que tudo possa funcionar dentro dos conformes após a implantação. Como os sistemas são bastante versáteis, caso seja preciso fazer algum tipo de mudança ainda é possível, bastando para isso serem respeitados os processos de avaliação.

 

APIs simples e softwares adaptáveis

Para que haja perfeita sintonia entre todos os sistemas que você já utiliza e as soluções de cloud privada, é necessário fazer a integração de algumas APIs simples ao novo sistema. Os softwares usados em cloud computing em geral são bastante adaptáveis e flexíveis de forma que na maioria dos casos a vasta documentação existente é suficiente para conduzir o processo de integração.

Além disso, é importante definir qual será a arquitetura de rede,  o tipo de storage e o modelo de hardware onde ficaram hospedados os recursos computacionais a ser utilizado pelos usuários além de configurar as rotas para que ele possa receber as informações a serem gravadas. Nesse momento, a segurança já é garantida por meio da adoção de softwares e procedimentos específicos para a proteção.

 

Acessando o sistema

Cada sistema implantado tem as suas peculiaridades de configuração e acesso, mas em linhas gerais os procedimentos são praticamente os mesmos. Toda a interação com a plataforma de cloud computing sempre é feita por meio de uma interface própria e que requer autenticação dos seus usuários de forma a proporcionar mais segurança e privacidade para os dados.

Todo e qualquer acesso feito à plataforma gera um log de sistema, informação que pode ser armazenada e analisada pelos gestores da rede. Dessa forma, todas as transferências de dados bem como os acessos a qualquer tipo de arquivo são passíveis de serem checados via histórico ou, em alguns casos, conferidos até mesmo em tempo real.

 

É mais simples do que parece

Embora a construção de uma cloud privada requeira o trabalho de uma equipe profissional, o uso de softwares adequados e flexíveis e as devidas precauções em se tratando de segurança, ainda assim estamos falando de um processo que se torna relativamente simples após o correto diagnóstico das reais necessidades de uma empresa.

Dessa forma, o gestor ou empresário que esteja buscando esse tipo de solução para os seus negócios poder ter a garantia de que se trata de um processo de rápida implantação e cuja usabilidade é bastante simples para todos os integrantes da empresa. Isso garante que desde a data de fechamento do contrato até a completa implantação não seja preciso esperar muito tempo.

Por fim, vale lembrar que esse pode ser um diferencial competitivo significativo no mercado, uma vez que grande parte das empresas se encaminha hoje para utilizar soluções similares.