Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário

Uma recente pesquisa feita pelo grupo Dell’Oro reporta que o mercado de controladores de entrega de aplicações (ADC, de Application Delivery Controllers) deve ultrapassar US$ 2 bilhões em 2016, enquanto o mercado de otimização de WAN chegará a US$ 1,5 bilhão no mesmo período.

 É notório que o crescimento da utilização de soluções As A Service, Cloud Computing e virtualização exigirá mais recursos e performance dos datacenters e que simplesmente acrescentar mais processamento e banda não é a solução mais adequada. Os ADCs tem a funcionalidade de agregar recursos, como balanceamento de servidores, aceleração de aplicações, DNS Application Firewall e Proteção DDoS, entre outras funcionalidades que visam endereçar os problemas e aumentar a percepção de velocidade e disponibilidade para os usuários, além de garantir os níveis de serviço.

 Outra ferramenta destacada no relatório da Dell’Oro é a solução de otimização de WAN, que consiste no uso de mecanismos para melhor aproveitamento dos links, possibilitando a transmissão de mais informação sem a necessidade de incremento desse link, recurso ainda muito utilizado pelas empresas. Uma tendência é que os protocolos e ferramentas de otimização de WAN sejam incorporados aos ADCs, e que os próprios recursos dos  ADCs sejam incorporados aos switches e/ou routers do Datacenter.