Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile
Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile

Até 2020, o mundo terá 4,6 bilhões de usuários de serviços móveis, número que hoje fica em 3,6 bilhões, segundo estudo da GSMA. O crescimento parece muito palpável, já que no ano passado 1,2 bilhão de smartphones foram vendidos globalmente, conforme o Gartner, representando dois terços das vendas totais de telefones celulares.

A mobilidade é um caminho sem volta mesmo. Um caminho muito bom, diga-se de passagem. E caso você esteja se perguntando “bom para quem?”, saiba que a resposta correta é: para quem souber aproveitar.

Vejamos: se hoje temos 3,6 bilhões de usuários ativos de serviços de mobilidade, trata-se de um número considerável, mas ainda com larga folga para expansão, já que o total de linhas móveis ativas em todo o mundo é de 7,1 bilhões. Ou seja, há 3 bilhões e meio de linhas para as quais vender produtos e soluções, e este é com certeza um ótimo dado para ser transformado em cifra, ou melhor, cifrões.

Como chegar nisso? Enxergando e oferecendo possibilidades. Todo dispositivo conectado pode interagir. Com sites, com serviços, com outros dispositivos, com o que você imaginar e a sua tecnologia permitir entregar.

Uma enorme possibilidade em aberto é a de interação comercial. Venda e permita a compra via mobile. E-commerce, e-payment, m-payment. A era do dinheiro virtual e do dinheiro móvel está aqui para ser aproveitada.

Algumas empresas já estão de olho bem vivo nisso. A gigante de crédito Mastercard, por exemplo, que esta semana declarou que todo e qualquer dispositivo conectado servirá para fazer compras.

É, você leu bem: todos. Em tempos de Internet das Coisas, isso faz pensar que daqui a pouco estaremos usando o liquidificador para comprar o leite e a banana da vitamina. Assustador? Não, ao contrário, encantador e muitíssimo oportuno.

E a comunicação máquina-a-máquina? Outra chance em aberto. Pelos dados da GSMA, a base de conexões M2M aumentará 25% entre 2014 e 2020 na América Latina, e o Brasil vai liderar este movimento.

Pense no consumidor móvel. Mova esforços para ele. Determine seu nicho de atuação, é claro que nem todas as empresas poderão vender para quem compra pela televisão ou pela geladeira conectadas, mas todas terão a chance de vender para alguns – sim, com certeza mais de um – dispositivo móvel.

Seus produtos e serviços, sua empresa, ainda não podem ser acessados via mobile? Isso precisa mudar, ou em breve seu negócio parecerá um daqueles comércios onde a falta de uma simples máquina de débito e crédito estupefaz, mas é real. Quando não acompanhada pela infame plaquinha “apenas dinheiro e cheque”.

Não fique obsoleto. Aproveite as oportunidades que o BOOM cada vez maior da mobilidade abre para os negócios. Só na América Latina, a penetração de smartphones saltará de 32% em 2014 para 68% em 2020, e no Brasil o aumento será de 38% para 72%.

Fique de olho, suas vendas agradecem – ou agradecerão.

Fontes:
http://goo.gl/BdGsWa
http://goo.gl/lAE6ri
http://goo.gl/FAVj09