Cleber Calegari é Diretor Comercial - Educação do Grupo Binário
Cleber Calegari é Diretor Comercial – Educação do Grupo Binário

Da era em que a tecnologia era uma ferramenta que automatizava determinadas demandas nas empresas até a atualidade, um grande caminho foi percorrido. Das grandes e pesadas máquinas aos menores dispositivos do mundo, a evolução tecnológica se tornou a chave para que as organizações alcançassem posições que antes eram inimagináveis. No entanto, uma questão sempre esteve no centro estratégico dos negócios: os dados.

Muitas empresas obtêm informações estratégicas, porém, a maioria não tem noção de como utilizá-las com eficiência. É imprescindível compreender que os dados reunidos de forma eficaz e segura geram decisões fundamentais para o crescimento da empresa.

O volume de informação é intenso e se modifica com facilidade. Além disso, investir na solução correta é fundamental para que a mesma seja aproveitada por completo. Muitas empresas não escolhem suas ferramentas de acordo com as reais demandas e acabam tendo prejuízo quando analisado o seu custo-benefício.

Quanto mais rapidamente as informações forem capturadas, analisadas e estrategicamente utilizadas, maior será o poder competitivo da empresa. Por isso, há uma grande vantagem das organizações que implantam sistemas informatizados, pois o tempo em que as outras perdem verificando e analisando dados é o mesmo que as concorrentes que usufruem da tecnologia usam para tomar as decisões que geram os resultados.

A grande preocupação das empresas se dá pela crença de que todas as tecnologias são caras. Além disso, as mesmas desconhecem que para todo tipo de organização há uma ferramenta que se encaixa tanto no valor como no que foi predestinada a fazer por quem a contratou. Ademais, o preço que se paga por não contratar é muito maior.

Estamos falando em otimizar tempo e aumentar produtividade, claro. No entanto, esses investimentos também interferem na relação com o cliente, pois, se bem aproveitados, os dados podem corrigir falhas e aumentar a confiança na marca de uma empresa, por exemplo. Para isso, além da ferramenta ideal, é necessário contratar os profissionais certos e capacitar a equipe para a compreensão da importância desse processo.