Mobilidade
Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

A indústria móvel esteve em destaque em 2011, e muitos acontecimentos bons e ruins marcaram este cenário. Recentemente, foram divulgadas algumas previsões para mobilidade em 2012, que considero difíceis de acontecer. São elas:

O fim dos processos por patentes: processos de violação de patente entre empresas de smartphones foram freqüentes no ano passado. Em 2012, seria interessante se todos esses processos acabassem, mas provavelmente não irá acontecer.

Pagamentos móveis: o Google lançou o Google Wallet, mas a disponibilidade e adoção de pagamentos usando o near-field communications (NFC) não deve ocorrer em 2012.

Um competidor viável para o Android: Com 700 mil ativações diárias, o sistema operacional crescerá conforme mais usuários adotarem o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Com relação às patentes, acredito que deva ocorrer o oposto, ou seja, devem crescer os processos, uma vez que a disputa pela liderança está muito competitiva. O Android já se consolidou como o sistema operacional de massas, deixando pouco espaço para outro. Eu aposto na força da Nokia/Microsoft, mas só para 2013. E os pagamentos móveis via NFC são sempre uma promessa, há vários anos que todos comentam, testam, mas não decolou.