Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

A consultoria IDC estima que a Microsoft fabrique mais de 3 milhões de unidades do seu novo tablet, o Surface, apenas em 2012.  Esses tablets possuem dois processadores, o Intel x86 e o ARM.

O Surface, que será lançando em conjunto com o Windows 8,  promete uma completa repaginação da forma como se utiliza o tablet.  Se compararmos com as vendas do iPad  ao longo do primeiro trimestre de 2012, a Apple vendeu quase 12 milhões de unidades e detém mais de 60% do market share de tablets,  seguido pelo Galaxy Tab da Samsung com sistema operacional Android.

Quanto ao preço, Bob O’Donnell, analista da IDC, acredita que o aparelho custe US$ 199 (cerca de R$ 400), mas caso a companhia opte por outra estratégia de venda, é possível que ele saia em torno de US$ 599 (cerca de R$ 1.200). É um preço bem agressivo de lançamento, por outro lado, o iPad 3 é vendido nos EUA por US$499,99, sendo mais que o dobro do valor que é esperado para o Surface.

Será que a Microsoft consegue abalar o mercado de tablets ou a Apple continuará na liderança?