Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão

As vendas mundiais de sistemas de videoconferência e telepresença cresceram 14,4% nos primeiros três meses do ano. Apesar do aumento, a taxa foi bem abaixo dos índices de 23% e 25% registrados nos últimos três trimestres do ano passado. Os dados da IDC mostram um impacto considerável do fraco desempenho dos segmentos de telepresença com tecnologia multi-codec imersiva, que registrou queda de 38,7% na comparação com igual trimestre do ano passado. Este foi o quinto período consecutivo de retração desse mercado. (Fonte: TI Inside)

Essa pesquisa demonstra claramente os novos rumos escolhidos pelos nossos usuários, melhor dizendo, indivíduos quanto as suas expectativas de consumo. Caminhamos a passos largos na direção das aplicações e novas formas de relacionamento em/com mobilidade. Esse momento é irreversível. As quedas nos números sentidos pelos vendor’s de “end points” também serão sentidas por outros como, por exemplo, os fabricantes de soluções com telefones IP e correlatos. Essa onda está intimamente ligada à efetivação do conceito de UC, que traz em seu novo bojo soluções de vídeo colaboração leve e que possam ser colocadas em tablets, notebooks, netbooks e outros dispositivos que compõe o campo móvel.

Reforço à necessidade de, no momento das avaliações de investimentos, colocarmos um olhar profundo e cuidadoso naqueles vendor’s e empresas que não consideram estes cenários. Empresas gigantes que não perceberam as mudanças já sucumbiram num passado não muito distante.