Ailton Oliveira Neves é gerente Divisão - Data Center
Ailton Oliveira Neves é gerente Divisão – Data Center

Veio o feriado, você partiu para os merecidos dias de espairecer e acabou não acompanhando as projeções que o Gartner liberou em pleno 28 de fevereiro sobre o mercado de data center? Não se preocupe: aconteceu com muitos, e estamos aqui para te por a par de todas as previsões da consultoria para o ano.

Em primeiro lugar, se você é um fornecedor da cadeia de data center, é bom estar preparado para reinventar oferta e discurso: o Gartner prevê que o papel dos data centers nas corporações e o planejamento destas estruturas pelos CIOs e CEOs mudarão bastante nos próximos cinco anos.

Para os analistas, questões relacionadas à entrega de projetos nesta área, especialmente no quesito fiscal, estarão no cerne das preocupações que nortearão esta mudança e uma forma de atender às novas exigências será aliar custo, risco e agilidade dos ambientes em um equação equilibrada.

Outra tendência indicada é a aposta crescente em computação in memory, muito em função de aumento da agilidade na arquitetura de processos e, principalmente, na economia dos componentes do ambiente. Memória DRAM e flash NAND seguirão levando investimentos como auxiliares do in memory.

Também está projetado o aumento de investimentos no uso da cloud computing, quando do planejamento da arquitetura de sistemas no data center.

Outra previsão do Gartner se refere ao investimento em processos operacionais e ferramentas aprimoradas de entrega de serviços de TI, partindo da boa documentação e revisão constante dos níveis de serviço dos usuários em paralelo ao mapeamento da capacidade de atendimento deles pela estrutura/equipe de TI.

A integração de disaster recovery e continuidade de negócios à estratégia de data center é outra tendência prevista pelo Gartner, que recomenda um planejamento forte destas áreas baseado nas projeções não muito favoráveis do quadro macro-sócio-econômico mundial, ou seja, levando em conta possíveis turbulências econômicas e políticas por vir nas regiões do globo importantes para o seu negócio.

Gerenciamento da expansão da capacidade do data center por meio da análise de dados, contabilizando possíveis demandas de aumento no tamanho da estrutura, uso de energia e refrigeração, é outra projeção da consultoria. Dentro disso, a empresa projeta o aumento da importância, no mercado, de funções como, por exemplo, engenheiros de dados.

E se o cenário previsto é de mudanças, elas também chegam aos sistemas operacionais e de aplicações. Até 2019, segundo o Gartner, a maioria dos data centers migrará da plataforma Unix para a Linux, e o Windows manterá uma curva de crescimento, enquanto o IBM Z O/S viverá um período instável, ganhando mais adeptos em algumas regiões, ao passo que os perderá em outras.

Quanto às aplicações, a consultoria indica que as migrações começarão pelas de menor demanda de disponibilidade, latência e compliance. Estas entrarão na onda migratória de sistemas por volta de 2017, acreditam os analistas.

Consolidar e racionalizar. Esta é a base da sétima profecia do Gartner para o mercado de data center global nos próximos cinco anos. De acordo com a análise, será preciso parar de pensar na consolidação do data center, somente, e tratar esta integração junto com outras peças da infraestrutura e das operações corporativas, o que permitirá planejar recursos e ações para mudanças e oscilações do cenário macro.

Por fim, a consultoria traz uma palavra forte de ordem: modernizar. Nada de novo? Não é bem assim. A empresa avalia que a modernização das estruturas antigas não será suficiente, pois estas não foram projetadas para o aumento de energia, refrigeração e outros custos inclusos na otimização prevista pelas novas tendências.

Ou seja, será preciso modernizar da base, investir em ferramentas de software para gerenciamento das estruturas de armazenamento, repensar as estratégias de hospedagem em nuvem, agilizar processos.

Resumidas, são estas as oito tendências – ou “oito forças críticas”, na definição do próprio Gartner – indicadas pela consultoria para os próximos cinco anos na área de data centers. Um belo tópico para exercitar o pensamento gestor na volta da folia, não é mesmo?