Marco Wasser é Gerente Comercial da BU de Data Center do Grupo Binário
Marco Wasser é Gerente Comercial da BU de Data Center do Grupo Binário

Planejar um data center envolve muito mais do que escolher as máquinas a serem adquiridas ou o espaço onde a estrutura será instalada. Tendências ambientais, urbanísticas, socioeconômicas e, é claro, tecnológicas, precisam ser levadas em conta, e podem definir o sucesso ou fracasso de uma estratégia de armazenamento de dados e sistemas segura e eficiente.

Conforme o Gartner, até 2021 mais de 90% dos data centers de grande porte serão afetados por tais quesitos e quem não se adaptar a estas tendências correrá o risco de acabar com uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) obsoleta e improdutiva, ou até mesmo de falir.

Antes de achar que a empresa de pesquisas está exagerando, vamos analisar os fatos que determinam uma previsão tão apocalíptica. Para o Gartner, uma das tendências tecnológicas que não pode ficar de lado na estruturação de um data center é a digitalização.

Muito se tem falado na transformação digital, digitalização dos negócios e outros termos afins, todos eles definindo uma mesma coisa: a crescente permissão para que a tecnologia se infiltre nas camadas e departamentos do negócio, automatizando tarefas e reduzindo custos e uso de recursos como espaço e tempo por meio da substituição de operações físicas por virtuais.

Pois esta digitalização chega com força aos data centers. Nada mais justo, já que estas estruturas, quando alocadas fisicamente na empresa, demandam altos recursos de espaço, investimento em energia elétrica, refrigeração, máquinas diversas para armazenamento, contingência, otimização, bem como pessoal para manutenção de todo este parque.

Uma tendência para sanar tais demandas, que cada vez mais transfigura-se de uma opção para uma decisão acertada, é o modelo em nuvem. Data centers virtuais permitem às empresas adaptarem a estrutura de storage às necessidades de cada momento do negócio, fazendo investimentos ajustados e comedidos, sem correr o risco de comprar mais ou menos recursos do que o necessário, e contando com um background especializado de suporte.

Saindo do âmbito da tecnologia e adentrando o contexto socioeconômico, o Gartner pede atenção às mudanças demográficas e sociais pelas quais passa o planeta, como o envelhecimento da população, os fenômenos como geração Y e Z, o aumento da procura por recursos humanos capacitados e a consequente necessidade de capacitação, tudo isso precisa ser considerado na hora de pensar um data center.

Por quê? Ora, porque toda plataforma, seja ela para que fim seja, é operada por e para pessoas. Logo, o contexto humano é ponto essencial na definição de uma estratégia de digitalização bem-sucedida. Quem fará, quem operará e quem usará os recursos indiretos do data center faz diferença no momento de programar e implantar esta estrutura.

A questão urbana também entra no jogo, e vem muito em linha com a digitalização, já que as empresas precisam expandir-se e, para atender a todo o escopo geográfico estabelecido, necessitam de estruturas tão poderosas quanto flexíveis. Planejar instalações para atender a megacidades ou pequenos centros requer a análise de dados urbanos, demográficos, culturais, culminando na escolha da melhor tecnologia para suprir as demandas locais.

E o fator ambiental? Outro que mostra a que veio quando o assunto é data center. As mudanças climáticas e a necessidade de preservação de recursos do planeta exige atenção das companhias. Assim, na hora de programar a infraestrutura de TI, pensar em como economizar energia, otimizar espaços, minimizar a emissão de CO2 e outras questões afins é não só uma tendência, mas uma obrigação.

Robustez, eficiência, resiliência, contingência, redundância, continuidade – um data center qualificado garante tudo isso. E o que garante chegar a ele é a combinação das diversas tendências comentadas neste post, aliada a uma estratégia de TI fortemente integrada às demandas e objetivos de negócio. Observe tais pontos e… Sucesso!

Fontes:
http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22290&sid=29
http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/data-centers-tudo-que-voce-precisa-saber/58506
http://cio.com.br/gestao/2016/05/12/gerenciamento-eficaz-da-rede-agora-e-no-futuro/