Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile
Marcela Rodrigues é gerente Comercial da BinarioMobile

O BYOD já foi assunto muitas vezes aqui no blog e em tantas outras plataformas de conteúdo e discussão de TI e negócios. Não à toa: a tendência de permitir que funcionários utilizem dispositivos móveis para trabalhar, nas dependências do ambiente corporativo e fora dele, já é dominante e se mostrou um caminho bastante produtivo.

Para garantir esta produtividade, entretanto, há uma palavra chave a ser ativada. Se você pensou em “segurança”, chegou perto, mas para acertar no alvo mesmo sua aposta tem de ser “gestão”.

Claro, pois uma empresa precisa de regras de acesso, permissões e restrições, uma composição de fatores que construam políticas de segurança efetivas. Mas, para que estas políticas sejam respeitadas sem gargalos e para que, principalmente, não gerem empecilhos à produção ou corram o risco de incorrer em problemas legais, a gestão dos dispositivos e das próprias regras de proteção da informação corporativa é o ponto fundamental.

Exemplo disso é o Samsung Knox, solução de segurança da Samsung que permite particionar ambientes de sistema operacional em “compartimentos” específicos para uso pessoal e corporativo. Ou seja, é uma ferramenta perfeita para o mundo BYOD, já que separa, no mesmo dispositivo, a “vida” pessoal da profissional de cada usuário.

Junte a isso gestão do ambiente móvel – ou Mobile Device Management (MDM), na sigla em inglês que também já se tornou tendência – e você terá alcançado um alto grau de segurança aos dados de uma empresa, com elevada capacidade de produtividade e decisão.

Em outras palavras, o Knox traz recursos de proteção e gestão que garantem a tranquilidade dos gestores de TI das companhias adeptas do BYOD. O MDM entra ampliando este escopo com funções de interação entre os ambientes corporativo e pessoal, além de features variadas de gerenciamento de políticas de segurança e acesso.

Ok, mas tudo isso só funcionará se o administrador conseguir utilizar todos estes recursos com facilidade. Para isso, uma interface amigável é primordial, e uma ferramenta de MDM que possibilita muito esta oferta é o MobileIron, proporciona uma camada de gerenciamento  associada a segurança do Knox.

Aliás, a ferramenta é apontada como um dos líderes do Gartner se destaca pela facilidade de administração, com uma simples configuração é possível habilitar o Knox com seus aplicativos, navegador, e-mail corporativo, VPN´s e políticas de senha. O Knox permite criar no dispositivo móvel Android uma espécie de sub-sistema operacional, com tela inicial, launcher, aplicações e widgets próprios, e todos os dados e aplicações armazenadas no container são isolados. Assim, nenhuma aplicação ou processo do ambiente interno do container pode interagir com qualquer outra de fora e vice-versa.

Dá mais segurança e confiança no BYOD só de ler, não é? E é bom ter esta sensação, já que a da adoção crescente do BYOD, você já estava certo. Agora, tem também a certeza de que não precisa ser uma dor de cabeça. MDM-se e aproveite os benefícios deste modelo!