Douglas Bento é Engenheiro de Sistemas.
Douglas Bento é Engenheiro de Sistemas.

O assunto da semana foi uma grande falha de segurança no OpenSSL (pacote de software utilizado por muitos programas e websites para criar conexões seguras) que abriu uma brecha para o vazamento de dados – mesmo criptografados! – em sites comumente usados sem desconfiança pelos internautas, a exemplo do Yahoo.

Com a falha, hackers foram capazes de ler a memória dos servidores dos sites. Em outras palavras, foram capazes de ler senhas, documentos, chaves criptográficas dos servidores e muitos outros dados que ninguém no mundo gostaria de compartilhar.

O problema foi na web pública e já foi corrigido – embora milhões de websites que não tenham atualizado o software ainda permaneçam expondo seus usuários a alguma vulnerabilidade. Mas… Se um dos principais programas de conexão segura utilizado na Internet passou por isso, como não se preocupar com a possibilidade de um problema de segurança afetar a rede das nossas empresas?

Pois é. Não é de hoje que a segurança das redes e da informação nos preocupa, mas episódios como este trazem o problema ainda mais à tona. Para aliviar a dor de cabeça, só tem um jeito: focar em soluções.

Para nossa felicidade, o pacote de soluções é abrangente. Para garantir a segurança da rede corporativa, podemos contar com uma diversidade de opções que vão de hardware e software até serviços especializados.

Firewalls, antispam, antivírus, antispyware, filtros de conteúdo web, DNS, gerenciamento IP (IPAM), segurança e encriptação de e-mail, endpoint security, segurança de conteúdo web, soluções de anti-ataque DDoS, Web IPS, IPsec, SSL VPN, IPS, IDP, NAC, DDI (v4/v6)… A sopa de letrinhas é um prato cheio para defender nossas redes de intrusões, vazamentos de dados e quaisquer problemas correlacionados.

Avalie as necessidades de seu negócio, os gargalos da segurança, os dados e processos críticos, abra o menu acima e escolha a melhor pedida para o paladar das demandas da sua empresa. Pode ter certeza que será uma colherada cheia de um prato bem indigesto para invasores e usuários mal intencionados.