Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

A CCE é a primeira fabricante brasileira a licenciar o uso do chipset Snapdragon para a produção local de smartphones 3G/4G, dentro do acerto fechado pela Qualcomm com o governo Dilma para agilizar a inclusão digital através da banda larga móvel. O acordo não é exclusivo e pode ser estendido a outros dispositivos, como tablets e TVs conectadas.

 Com o crescimento vertiginoso do mercado de tablets e smartphones e a guerra declarada entre os principais sistemas operacionais (iOS, Android , BlackBerry e Windows), vemos agora outra guerra acontecendo nos bastidores, a guerra dos chipsets. Qualcomm, TI, Intel, Nvidia, AMD, Samsung, Apple, e outros, disputando a liderança do lucrativo mercado de mobilidade com o lançamentos, cada vez mais potentes, de SoC (System on a Chip) que equipam os principais tablets e smartphones do mercado.

 A guerra dos chipsets vai além dos dispositivos móveis, englobando também as televisões inteligentes, televisões conectadas e set top box que acessam televisões, como, por exemplo, o Google TV ou Apple TV. Uma revolução que pode alterar completamente a maneira como vemos TV, acessamos a internet, trabalhamos ou nos divertimos. A Qualcomm vem liderando esse mercado, seguido de perto pela Apple e TI, mas veremos uma competição muito mais acirrada a partir desse ano entre todos os players.