Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

Temos aqui um artigo que expressa bem a loucura que os executivos de TI vivem por conta de tantos acrônimos que viraram palavras normais em nosso dia-a-dia. São tantas siglas, acrônimos e anglicismos (“deletar”, “inputar”, etc..) que deveríamos ter nas escolas e faculdades (de todas as áreas), matérias que explicassem, ou pelo menos introduzissem, estes termos aos novos alunos, de modo a informar aos futuros executivos toda essa “sopa de letras”.

Muitas vezes conversamos com alguns amigos que não são da nossa área de tecnologia, utilizando esses termos, e percebemos a “cara de interrogação” de quem está ouvindo, mas não está entendendo nada. E nem adianta querer explicar.

A tendência é sofrermos cada vez mais com esse problema. Cada nova tecnologia que aparece traz mais ingredientes para a nossa “sopa de letras” de TI. Qual o nível de confusão que isso pode trazer à comunicação entre as pessoas? Quem garante que o que pedimos vai ser executado da forma que queremos e não da forma que a pessoa entender? Do jeito que está, vamos ter que voltar a aprender a falar português!