Anderson Agapito é engenheiro (SE) do Grupo Binário

Após o “World IPv6 Day”, em junho de 2011, fomentou-se muito sobre a implantação do IPv6 no Brasil. Importantes empresas nacionais, dentre elas provedores de conteúdo como iG, Terra, Uol , Globo e outros ASn nacionais como provedores de trânsito participaram do evento, contribuindo com informações e estatísticas de acesso às suas redes, utilizando o novo protocolo. No segundo fórum, implementadores IPv6 Brasil, liderado pelo CGI.br, em comum acordo com os participantes nacionais, decidiu fazer a semana de testes IPv6 no Brasil, junto com o evento da Campus Party, aproveitando a infraestrutura do evento para fornecer IPv6 nativo aos “campuseiros”. Todas as empresas nacionais participantes do “World IPv6 Day” se comprometeram a publicar todos os conteúdos disponíveis hoje em IPv4 também em IPv6, gerando estatísticas de acessos para contribuir com avanços e melhores práticas na implantação do protocolo.

A semana de testes teve início em 06/02 e se encerrou em 12/02 de fevereiro, o CGI.br divulgou um dashboard com todos os participantes validando a funcionalidade do protocolo que pode ser acessado em: “participantes semana IPv6 Brasil”. Durante os fóruns houve inúmeras discussões com relação à publicação de conteúdo, disponibilidade de IPv6 nativo aos usuários da Campus Party e principalmente a necessidade de trânsito IPv6 que ainda é uma dificuldade no Brasil, pois nem todas as operadoras vendem trânsito IPv6. Uma grande contribuição para a falta de trânsito IPv6 foi a colaboração do registro.br, que através da infraestrutura do PTT.br, fornece trânsito gratuito em caráter experimental para os participantes do PTT.br.

Pelos dados reportados, houve um considerável aumento de tráfego em relação ao “World IPv6 Day” observado no agregado-ipv6 do PTT.br, aumento relevante de tráfego justificável pelo contínuo  crescimento do número de ASN nacionais implantando IPv6 nas redes. Crescimento da ordem de 350 ASNs, em junho de 2011, para aproximadamente 600 ASn, em dezembro de 2012. Observando histórico de tráfego, em junho do ano passado tivemos aproximadamente 370% de aumento no tráfego para este ano, subindo de 30Mb/s para aproximadamente 140Mb/s, boa parte explicada pelo grande crescimento de alocação de blocos IPv6 dos ASn nacionais e troca de tráfego em IPv6. Já no trânsito fornecido pelo registro.br, o aumento embora pouco, também foi significativo subindo da ordem de 2Mb/s para 10Mb/s.

Está sacramentado para 06/06/2012 o lançamento do “The future is Forever” com o “World IPv6 Launch”, evento liderado pela Internet Society, confirmando a implantação e ativação definitiva do protocolo IPv6 por grandes empresas internacionais como: Google, Yahoo, Facebook, Akamai, AT&T, D-link, AT&T e etc. Como o próprio texto no site relata, assim como o sucesso do “World IPv6 Day”, o “World IPv6 Launch” representa um marco para o momento de transição da Internet IPv4 para IPv6, contribuindo para o contínuo crescimento da internet.

No Brasil e no mundo a corrida para a implantação do protocolo IPv6 é evidente, e cresce em ritmo exponencial, bom para o mercado de TI, para os profissionais qualificados e para as empresas fornecedoras de equipamentos que estão preparadas para enfrentar esse novo desafio.