Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão

No último dia 28, tive a oportunidade de participar de um debate sobre o IPv6 junto com alguns líderes e expoentes do mercado de TI e Telecom. Haviam representantes das operadoras de telecom, agentes do governo, pesquisadores, líderes dos setores bancários, utilities, service providers, provedores de conteúdo e do mercado de enterprise. Durante o debate, tivemos exposições de dilemas, dúvidas – muitas dúvidas – e algumas certezas sobre o tema.

O que mais me chamou a atenção foi uma das frases do professor Amazonas: “minha maior preocupação é que estamos negligenciando a implementação de algo que, sabidamente, já ocorreu. Não há mais tempo para esperar, esse tempo começou a contar em 1983 quando já se sabiam que os 4 bilhões de endereços IPv4 acabariam”.

Percebemos que isso é uma verdade e não há o que esperar. É necessário, relevante e de suma importância tomar posse desse status e não negligenciar a chegada e convivência com o IPv6. É inaceitável formar budget e adquirir equipamentos e aplicações que não estejam prontos para o IPv6.

Como venho dizendo há algum tempo, estamos vivendo a Era do Indivíduo, e isso está tão claro para mim que o centro das pesquisas, nesse momento, feita pelo Professor Amazonas ao redor do mundo, é a Internet das Coisas.

A forma como pensamos e fazemos negócios mudou e não perceber isso, não buscar fazer parte disso, pode, em minha opinião, redundar na decadência de mercados, empresas e pessoas.