Marcela Rodrigues é gerente Comercial
Marcela Rodrigues é gerente Comercial

Investir em TI, desde a infraestrutura até os sistemas de ponta, é crucial para se manter ativo no mercado. Duvida? Um estudo do IMD indica que dentro de cinco anos cerca de 40% das atuais empresas líderes de mercado tendem a desaparecer se não se alinharem à digitalização dos negócios. Ao mesmo tempo, o mesmo levantamento mostra que, atualmente, 75% das companhias ainda não fizeram investimentos significativos nesta área, ou seja: o tempo urge.

Para garantir competitividade é preciso incrementar a produtividade, melhorar processos, reduzir custo e gerar valor para o cliente, e, para atingir estes resultados em tempos de crise, ter na tecnologia um aliado é a decisão mais certa.

E quando falamos em tecnologia, o leque é vasto. Para garantir negócios conectados e evitar rupturas, por exemplo, é preciso investir em soluções que tragam interligação entre as diferentes áreas ou entre unidades da empresa localizadas em locais diferentes, e para isso as tecnologias ligadas a wireless e mobilidade podem ajudar muito: dispositivos e aplicações mobile e conectados permitem a equipes trabalharem a partir de qualquer lugar, a qualquer tempo.

Além disso, estas tecnologias ampliam as possibilidades de BYOD, agilizando a comunicação dentro das empresas e facilitando o trabalho dentro e fora do ambiente corporativo. Sem, é claro, esquecer da importância da segurança e gerenciamento do parque móvel, que é possível por meio de soluções como as de MDM (Mobile Device Management).

Ainda quando o assunto é comunicação empresarial, as chamadas Unified Communications também são outro investimento correto, pois trazem interconexão às companhias, fazendo com que suas diferentes áreas, filiais, canais e todo seu ecossistema conversem entre si, indo muito além dos recursos limitados da telefonia convencional e evitando a estratificação tão prejudicial aos negócios.

Outra tendência que precisa ser levada em conta na montagem do orçamento de TI é a Cloud Computing, que permite melhorar a plataforma de armazenamento e a performance de sistemas nas empresas, com vantagens de custo competitivo, já que a computação em nuvem reduz substancialmente o investimento na construção ou aumento de infraestrutura.

E falando em infraestrutura de redes, também é preciso pensar em dois pontos: otimização e gerenciamento.

A otimização de redes de longa distância (WAN) é imprescindível para acelerar o desempenho de equipamentos e aplicações – e, como resultado, do próprio negócio.

Já o gerenciamento de rede é fundamental para garantir o bom aproveitamento dos recursos, evitando eventuais desperdícios ou falhas da estrutura. A escolha de bons fornecedores de soluções e serviços de gestão de rede é ponto crucial para manter uma empresa competitiva.

Por fim, mas não menos importante, o investimento em segurança precisa estar no horizonte das companhias. A adoção de tecnologias perde sua efetividade se toda esta estrutura não estiver bem protegida e gerida. Soluções para segurança da informação são item básico e primordial para garantir a saúde dos negócios, e como a oferta destas ferramentas é abundante no mercado, fará toda a diferença a escolha por fornecedores capacitados, cujo portfólio de produtos e serviços cubra todas as necessidades de proteção e controle de dados, contando com as garantias de parcerias com fabricantes confiáveis e certificações reconhecidas no mercado.

Todas as tecnologias mencionadas neste post compõem a definição de um ambiente completo de TI, que, por sua vez, definirá uma estrutura saudável de negócios. Com base nestas soluções e serviços, é possível atender bem a clientes, colaboradores, parceiros, e garantir competitividade frente a um mercado cada vez mais acirrado. Inovar, competir e investir em tecnologia são sinônimos. É preciso estar atento a isso.