Conheça algumas razões pelas quais você deve adotar a computação na nuvem se quiser trazer mais inovação para a sua empresa

João Victor Soares, Cloud Architect.

Ter um diferencial no seu negócio. Em um mundo onde a concorrência está cada vez mais acirrada, sair em busca de uma forma de diferenciar o seu negócio dos demais é fundamental para se manter competitivo no mercado. Não basta apenas fazer o seu trabalho bem feito, é preciso ter agilidade no atendimento, reduzir os custos e mostrar aos consumidores tudo aquilo que você é capaz de entregar.

Em contrapartida, aqueles que deixam de investir dia após dia vão ficando para trás. Se a sua empresa se encontra em uma encruzilhada e não sabe como ou onde pode crescer, considerar os avanços da cloud computing talvez seja a melhor estratégia para dar um passo à frente. Razões para investir na computação na nuvem não faltam.

Neste artigo, listamos 5 sinais que indicam que você precisa investir em cloud computing o quanto antes.

cloud computing

1 – Empresas líderes estão mais propensas a utilizar cloud computing

Analisando o seu setor de atuação, escolha as 10 empresas que podem ser consideradas as atuais líderes de mercado. É bem possível que 7 dessas 10 empresas estejam propensas a adotar ou já adotaram algum tipo de serviço em nuvem.

A ideia por trás disso é que essas líderes possam compartilhar conhecimentos e experiências em uma escala global – e para isso a computação em nuvem é perfeita. Cerca de 65% das empresas líderes usam ainda a nuvem para tomar decisões. Ou seja, estamos falando da possibilidade de usar essas ferramentas ao seu favor, tornando muito mais fácil a comunicação entre os seus colaboradores.

2 – Se você busca inovação, a cloud computing é a porta de entrada

Há um outro estudo que indica que as empresas em destaque no seu segmento estão 128% mais propensas a ter um aumento de inovação apenas por conta do uso de softwares de computação em nuvem. Além do óbvio aumento na velocidade de transação de informações, o uso de softwares permite a automatização de diversos processos.

Isso significa que você pode mudar completamente a forma como a sua empresa trabalha, tornando-a mais produtiva e dinâmica. Assim, a computação em  pode ser considerada a porta de entrada para a inovação, uma vez que não há limites de desenvolvimento a partir do momento que você adota soluções como essas.

3 – A análise de dados se torna uma peça fundamental

Uma das principais razões pela qual muitas empresas estão adotando cloud computing é a possibilidade de analisar dados, muitas vezes, em tempo real. Manter servidores próprios para armazenar e produzir relatórios pode se tornar algo muito dispendioso dependendo do volume de informações que precisa ser processado.

É justamente aí que a computação em nuvem pode também virar um recurso indispensável. A vantagem de sistemas que operam na nuvem é a possibilidade que empresas de qualquer porte possam contratar exatamente aquilo que precisam, sob demanda, de forma flexível e bastante eficiente. Assim, os custos ficam mais baixos na fase inicial do projeto e só aumentam à medida que a demanda também aumenta.

4 – Busca por segurança não precisa custar caro

Uma pesquisa realizada pela consultoria Boston Consulting Group indica que 60% dos líderes de áreas de TI apontam a segurança como a sua principal preocupação. Para muitas empresas, o maior patrimônio que elas possuem são os dados dos seus clientes. Por conta disso, todo cuidado é pouco para que suas informações não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

O nível de proteção hoje nos sistemas baseados em nuvem é crescente e, o melhor de tudo, a um custo muito menor. Dificilmente uma pequena empresa poderia contratar o nível de segurança que encontra em uma ambiente de cloud pública se precisasse fazer todos esses investimentos em software de forma individual. Assim, a privacidade dos seus dados permanece segura, atendendo a padrões internacionais.

5 – Economia: inovação e qualidade não precisa custar mais caro

Muitas empresas têm uma visão equivocada de que toda tecnologia mais atual é, automaticamente, a mais cara. Isso é verdade até certo ponto, mas definitivamente não se aplica aos princípios básicos da computação em nuvem. Uma pesquisa feita pela consultoria Gartner, com executivos de 10 países – incluindo o Brasil – indicou que 44% dos gestores que contrataram serviços na nuvem o fizeram visando a redução de custos.

A explicação é simples: com a nuvem, deixa de ser necessário investir na compra de softwares e na instalação de uma infraestrutura complexa de TI. Além disso, você passa a ter a possibilidade de investir nos fatores de escala. Se em um mês você precisa de uma maior capacidade de processamento, por exemplo, pode contratar à parte o excedente, sem a necessidade de manter dívidas físicas com valores que ficam acima da sua demanda.

Conheça as soluções do Grupo Binário

As soluções Binário Cloud, do Grupo Binário, são perfeitas para clientes de qualquer porte. Isso porque há uma grande flexibilidade na implantação dos sistemas, de forma que toda a infraestrutura é customizada para atender às necessidades específicas do cliente. Isso significa que mesmo as empresas com menor poder de investimento podem ter acesso a softwares modernos que as permitam competir em pé de igualdade com grandes empresas do mercado.

Se você ainda tem alguma dúvida de que a cloud computing pode fazer a diferença no seu negócio, solicite hoje mesmo a visita de um de nossos representantes.