Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou a sua 7ª pesquisa TIC Empresas 2011, executada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC ). Foram entrevistadas 5,6 mil empresas com dez ou mais funcionários no Brasil e o resultado obtido é que quatro em cada dez ainda não estão na internet.

Quando lemos uma notícia como essa nos tempos de hoje ficamos, no mínimo, assustados. Como que um empresário, por mais “desconectado” que seja, pode permitir que sua empresa não esteja visível aos “olhos” do Google ou de qualquer outra ferramenta de busca na Internet?

A visibilidade de sua empresa torna-se nula, ou muito próxima disto, a partir do momento que ela não aparece na Internet. Existem infinitas ferramentas e sites pré-prontos que permitem que empresas, mesmo que sejam leigas no assunto, coloquem seus sites no ar em horas. Portanto, é inaceitável que a pessoa fale que não tem site porque não possui conhecimentos técnicos.  E esses mesmos empresários ainda reclamam que ninguém conhece sua empresa. Dá para entender?