Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário
Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário

Estudo recente da IDC, encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES),  mostrou que o mercado brasileiro de TI faturou US$ 61,6 bilhões em 2013, representando um avanço de 15,4% na comparação com 2012. Com base nesses resultados, o Brasil está na 7º posição entre os países que mais gastam com tecnologia. Na frente estão Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Alemanha e França.

Esses dados superaram as mais otimistas expectativas e mostram que as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia. Em plena economia digital e global, investir em tecnologia, mostra que as empresas estão buscando mudanças, inovação para se manterem competitivas. E inovar consiste em criar algo que vá além de uma boa ideia. Listo algumas recomendações para sua empresa adquirir uma cultura de inovação:

  1. Inovação requer nova forma de pensar, sem medo do fracasso; é preciso ser tolerante com o novo. Quando as pessoas conseguem quebrar convenções e as formas tradicionais de pensar, promovem oportunidades para alcançar algo genuinamente novo. Também é importante ter em mente que o fracasso, se vier, não é uma derrota, mas sim uma experiência.
  2. Manter o melhor do passado e dar um novo contexto; trata-se de preservar o melhor, o que dá certo e é confiável para implantá-lo em um novo contexto, predominantemente tecnológico e preparado para o futuro.
  3. Renovação tecnológica leva a outra inovação com mudanças; muitas vezes, as inovações são reconstruções do que já existe. A capacidade dos dispositivos móveis hoje é um bom exemplo de como a tecnologia pode mudar toda a cultura de comunicação em pouco tempo.
  4. Co-inovação redefine ideias iniciais e tornam-se novos modelos de negócios; inovação é muito mais do que as ideias que fluem sem restrição. Portanto, é importante passá-las por um “funil” até que se tenha um produto utilizável.
  5. Funcionários são fontes de inspiração, condutores e multiplicadores de inovação; quantos mais multidisciplinares forem os recursos humanos de uma empresa, maior o potencial dela para encontrar uma ideia brilhante. Integradas nos processos de maneira correta, essas pessoas podem ser verdadeiras incubadoras de inovação.

Para inovar, as empresas precisam, em primeiro lugar, tomar consciência da importância disso no cenário em que vivem e definir seus objetivos: onde queremos chegar? Quem queremos atingir? Com quais produtos e serviços podemos fazer isso? Do que o mercado necessita?

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos, serviços, processos e ambiente de uma companhia, diferenciando-a diante dos concorrentes. Inovação é sobrevivência.

Fontes:

http://goo.gl/oz3xUC

http://goo.gl/ijwXyA

http://goo.gl/cZSsVQ